Blog Adquira Imoveis

Como alugar sem fiador?

A possibilidade de alugar sem fiador traz como principais vantagens a facilidade e a agilidade no processo de locação para o inquilino e a garantia do recebimento do valor mensal para o proprietário.

Há algum tempo vem se observando uma grande procura por imóveis para alugar, e os motivos para isso são os mais diversos. Um deles é que do ponto de vista de quem deseja investir, na maioria das vezes o valor investido na compra tende a ser mais rentável em outros fundos. O home-office também é outra facilidade para quem quer vivenciar experiências de moradias em cidades novas.

A possibilidade de alugar sem a necessidade de um fiador também têm contribuído de forma significativa para que mais pessoas criem novas experiências mudando de casa, de cidade ou de estado. Quer saber como funciona a locação sem fiador? Vamos explicá-la para você.

A crescente procura por locação

Os diversos meios de comunicação têm anunciado de forma frequente a forte procura pela locação de imóveis, em especial no sul do país. O caderno imobiliário do jornal Bem Paraná, por exemplo, traz como manchete de capa, no início de janeiro, que o ano de 2022 iniciou com alta demanda por locação de imóveis. 

Como a Adquira imóveis está localizada em Ponta Grossa, citamos alguns dados sobre a cidade abaixo, se você não é daqui pode usar apenas como exemplo.

Antes disso, uma publicação no G1, em 2021, onde a Adquira Imóveis teve a satisfação de participar, já anunciava a alta procura por imóveis alugados em Ponta Grossa, crescimento que continua em 2022. 

Isso se deve aos altos investimentos que foram e estão sendo realizados na cidade por parte de empresas do setor de bebidas e alimentícios, abrindo um leque enorme de oportunidades profissionais para os mais diversos perfis de colaboradores. 

Sem contar que Ponta Grossa é um polo de excelência do ensino superior, atraindo para a cidade estudantes de todos os lugares do Brasil.

Nesse cenário, cresce a procura por imóveis de todos os tamanhos e padrões, tendo como possibilidade alugar sem fiador.

Leia também: vale a pena alugar casa em condomínio?

Modalidades de fiador

De forma geral,  o fiador garante uma certa segurança ao proprietário em relação ao pagamento combinado pela locação, por isso nem sempre é fácil encontrar alguém que aceite assumir essa responsabilidade.

Isso acontece porque dependendo da modalidade de fiador, firmado em contrato, o não cumprimento das obrigações por parte do inquilino pode resultar em questões judiciais ou financeiras para o chamado avalista. 

Alugar sem fiador isenta todas as preocupações e desconfortos para todas as partes envolvidas no processo de locação.

É possível alugar sem fiador?

Como alugar sem fiador?

De forma geral, todo proprietário quer se sentir seguro em relação ao recebimento dos pagamentos a que tem direito quando aluga o seu imóvel e a própria Lei do Inquilinato prevê em seus artigos o fiador, bem como outras garantias locatícias.

Como vimos, nem sempre encontrar um fiador é fácil. 

Por isso, imobiliárias preocupadas e dispostas em promover melhores experiências ao seus clientes, seja ele proprietário de imóvel ou inquilino, buscam oferecer alternativas descomplicadas e rápidas para facilitar todo o processo de locação, dispensando o fiador e apresentando soluções práticas e inteligentes, para agilizar e finalizar o contrato de aluguel.

O melhor é que o inquilino pode escolher entre as alternativas de aluguel sem fiador, qual a opção mais viável para ele e para o seu orçamento. 

Leia também: você sabia que também é possível parcelar o aluguel

Alternativas para quem quer alugar sem fiador

Todas as alternativas que possibilitam alugar sem fiador são legais e aceitas como garantias locatícias.

São elas:

Seguro-fiança

Nessa modalidade de aluguel sem fiador, o inquilino contrata uma seguradora e ela passa a ser a responsável pelos pagamentos caso aconteça algum imprevisto financeiro com ele que o impossibilite de cumprir com os compromissos combinados com o proprietário.

Dependendo da cobertura contratada pelo inquilino, o serviço também pode incluir outros pagamentos, como condomínio, IPTU, energia, água e até danos no imóvel.

Para a contratar o seguro-fiança, o inquilino precisa apenas ter o seu crédito aprovado pela seguradora.

Caução

Alugar sem fiador optando pela caução é uma das alternativas mais simples e menos burocráticas, em especial para os inquilinos.  

Como funciona a caução? O inquilino precisa fazer um depósito como garantia. O custo da operação geralmente é três vezes o valor do aluguel. 

O montante depositado não poderá ser usado pelas partes até o final do contrato e será devolvido integralmente, acrescidos de correção.

No final do contrato, o inquilino poderá resgatar o valor investido, caso todos os pagamentos dos aluguéis tenham sido efetuados em dia.

Título de capitalização

Nessa alternativa para alugar sem fiador, o inquilino compra um título de capitalização em uma seguradora.

Esse produto servirá como garantia de pagamento ao proprietário que em caso de inadimplência nos pagamentos poderá resgatar o valor do título.

No final do contrato, o inquilino também poderá resgatar o valor investido, caso todos os pagamentos dos aluguéis tenham sido efetuados em dia.

CredPago

Como alugar sem fiador?

A CredPago é uma das alternativas mais inovadoras e inteligentes para alugar sem fiador. Trata-se de uma startup que oferece garantia locatícia a partir de um cartão de crédito, com funcionamento 100% online.

Como fazer para usar a CredPago? Você combina com a imobiliária os detalhes da locação do seu imóvel pretendido, definindo inclusive o valor mensal do seu aluguel. 

A partir disso, a imobiliária, parceira da CredPago se encarrega de informar os seus dados pessoais à plataforma, isso pode ser feito em até 5 minutos e logo você já terá a resposta da solicitação.

Você precisa apenas que o seu cartão tenha pelo menos 4 vezes mais que o valor do seu aluguel, adicionando as taxas cobradas. E o melhor é que a plataforma possibilita somar outros cartões para totalizar esse limite. Sendo assim, se for necessário pode usar também o cartão do cônjuge, pai, mãe e filho. 

Aprovado o seu cadastro, você recebe uma mensagem para aceitar os termos dos serviços e deve realizar o pagamento da taxa de adesão, que poderá ser feito por PIX, boleto e também parcelado no próprio cartão.

Entenda melhor o funcionamento desse serviço de aluguel sem fiador aqui.

Alugar sem fiador: mais comodidade para você

Além da agilidade nos procedimentos de todo o processo de locação, alugar sem fiador também oferece outras vantagens, como:

  • melhor aproveitamento do tempo,
  • menos burocracia,
  • redução de custos,
  • evita constrangimentos.

A Adquira Imóveis é uma imobiliária que está sempre buscando oferecer as melhores experiências ao seu cliente. Por isso, aqui você encontra as diversas possibilidades de alugar sem fiador.

Também oferecemos um jeito fácil de você encontrar o melhor imóvel na região para experienciar bons e novos momentos da sua vida. Basta acessar o Aluga Fácil da Adquira Imóveis.

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989