Categorias Alugar

Alugar imóvel mobiliado vale a pena?

Alugar um imóvel mobiliado parece uma opção interessante para a maioria das pessoas que encontram um anúncio com esse destaque na internet, afinal, traz aquela sensação de benefício. A questão é saber avaliar se ter um apartamento com cama, guarda-roupa e outros móveis é funcional para o seu momento de vida. Muitas vezes, se mudar para um imóvel com mobília requer que você abra mão do que já tem ou pese mais no valor do aluguel. São por essas questões que vale a pena verificar o quanto alugar mobiliado atende suas necessidades.

Alugar um imóvel mobiliado é interessante quando…

  • A mudança é temporária

O apartamento, kitnet ou casa com mobília pode ser uma alternativa muito viável se você está se mudando de cidade ou Estado por pouco tempo. Experiências assim são vivenciadas por estudantes, professores temporários, profissionais de empresas e indústrias que vão realizar alguma tarefa por um período específico.

Essas pessoas não têm o objetivo de investir em móveis ou montar uma casa que lhe traga conforto, elas apenas querem ter um espaço adequado para viver durante os meses ou anos que vão ficar ali.

Alugar um imóvel mobiliado é uma ótima opção para mudanças temporárias.

Quanto custa morar sozinho (a)? Aprenda a planejar seus gastos

  • Tem pressa e quer reduzir as despesas

Mudanças exigem planejamento. Você precisa encaixotar os pertences, encontrar a empresa que vai fazer o transporte, organizar o dia da mudança, sem falar no processo para entregar as chaves do local que está saindo, se ele for alugado. Quando a mudança tem que ser rápida, todas essas tarefas ficam atropeladas e alugar um imóvel mobiliado será importante para ganhar tempo e reduzir o custo com frete.

Você pode vender os móveis que já tem e receber uma grana extra, doar eles para uma instituição ou guardá-los temporariamente na casa de um familiar ou em um depósito alugado.

Depois é só se mudar para o novo local.

  • Comprar móveis não é a prioridade

Muitas vezes, alugar um imóvel mobiliado é mais interessante pra quem já vive com alguém e vai se mudar, mas não quer comprar móveis. Essas pessoas preferem uma casa ou apartamento que já tenha os objetos necessários para o dia a dia.

Neste caso, não importa se o valor do aluguel é mais caro por ele ser mobiliado, a questão é que, neste momento, a prioridade não é investir.

Não alugue um imóvel com mobília se você…

  • Quer uma casa com a sua personalidade

A mobília de um imóvel usado terá ranhuras, imperfeições e um pouco da história de todos os moradores que passaram por ali, por isso, não dá para ser muito exigente quando for alugar mobiliado.

Claro que existem imóveis com itens novos, projetados para cada cômodo, porém, eles são mais caros. Por isso, se você quer um apartamento com a sua personalidade e com móveis que combinem, é melhor buscar por um espaço vazio e, aos poucos, deixá-lo como deseja.

Alugar um imóvel mobiliado não é a garantia para ter o conforto que você busca.
  • Já tem móveis e quer reduzir custos

Nem sempre a mudança de lar pede que você compre móveis novos, se você já tem os itens essenciais para viver bem, não há motivos para alugar um imóvel mobiliado. Basta verificar durante a visita ao novo apartamento se há espaço para acomodar o que pretende levar e conferir como eles serão transferidos para os cômodos.

Outro ponto é que o aluguel de espaços mobiliados tende a ser mais caro do que num imóvel vazio. A justificativa é simples, o lugar tem mais para oferecer ao inquilino, além de promover conforto e agilidade na mudança.

Os apartamentos novos, prontos para morar costumam ter preços ainda mais altos que um lançamento vazio.

  • Quer menos burocracia no fim do contrato

A vistoria de saída de um imóvel mobiliado, além de avaliar possíveis mudanças na estrutura do espaço, vai verificar a condição dos móveis. Por exemplo, se os puxadores das gavetas estão intactos e a mesa da cozinha não tem danos.

Nos casos em que os móveis são do inquilino, esta fase acaba sendo mais tranquila. Você só precisa retirar os seus pertences e aguardar o laudo final de avaliação.

Como negociar o valor de aluguel de um imóvel?

Como escolher um imóvel mobiliado

  • Analise a praticidade

No primeiro contato com o apartamento ou kitnet, verifique se os cômodos são funcionais para você. Ou seja, cozinha e quarto (os) tem o tamanho que você precisa no dia a dia? Nos espaços com móveis planejados, a disposição deles e dos eletrodomésticos são bons?

Você tem permissão para mudar algum deles de lugar?

Conferir esses detalhes nas imagens do anúncio vai garantir que você faça uma seleção inicial antes de alugar um imóvel mobiliado.

  • Alguma mobília pode te trazer problemas

Móveis brancos são mais fáceis de sujar, sofás com tecidos frágeis tendem a dar mais trabalho e etc. Estas são algumas situações que você precisa considerar no imóvel mobiliado que pretende alugar.

Existem apartamentos que são pensados para famílias e outros para jovens solteiros. É uma questão de saber se você vai dar conta de fazer a manutenção antes de alugar um imóvel mobiliado.

  • Quais as condições de entrega

Em apartamentos usados já comentamos que riscos e manchas são comuns nos móveis e eles podem não ser um problema pra você, entretanto, é essencial na negociação conversar com o corretor sobre como será a entrega da mobília no fim do contrato. É ideal saber se os desgastes naturais dos móveis serão cobrados e quais são as suas responsabilidades como inquilino.

Tenha em mente que a vistoria de entrada e saída é fundamental para não ter problemas.

Contestação de vistoria de imóvel locado – Como fazer

Deseja encontrar um imóvel mobiliado para alugar? A Adquira Imóveis tem ótimas opções no catálogo.

Fale com um corretor da Adquira Imóveis e descreva o imóvel ideal para morar.

Leonardo Stadler

Diretor da Adquira Imóveis

Publicado por
Leonardo Stadler

Recente

Como achar apartamento para alugar? Dicas para encontrar os melhores imóveis

Uma das suas metas para os próximos meses é mudar de imóvel? Se sim, você…

1 month atrás

Imóveis em Ponta Grossa: guia completo

O interesse por imóveis em Ponta Grossa vem crescendo a cada ano, já que a…

2 months atrás

Tendências do mercado imobiliário para 2024

O mercado imobiliário também passa por constantes transformações e precisa se adaptar para atender as…

2 months atrás

Este site usa cookies