O mercado imobiliário está sempre em constante transformação, incorporando inovações e acompanhando as necessidades dos compradores. Por isso, todo ano, presenciamos a chegada de novas tendências.
Ao longo dos anos, esse setor passou por algumas variações, tendo superado momentos difíceis e chegado a um cenário mais promissor, que deve melhorar cada vez mais a partir de 2025.
Conhecer esse cenário é fundamental para quem está se aproximando deste setor, especialmente no caso de pessoas interessadas em fazer bons investimentos nessa área.
Por isso, neste post, falamos sobre o atual cenário do mercado imobiliário e suas principais tendências para o ano de 2025. Confira!
A verdade é que, nos últimos anos, o setor imobiliário presenciou muitas mudanças, o que nem sempre foi algo positivo.
Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, houve uma baixa considerável nas vendas, o que afetou todo o ramo e abalou profundamente as empresas e investidores.
Felizmente, a recuperação econômica após esse período teve sucesso e, dessa maneira, em 2024 os resultados positivos já começaram a aparecer.
De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado imobiliário brasileiro registrou um desempenho significativo no terceiro trimestre de 2024, com crescimento de 20,1% no número de lançamentos e de 20,8% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023.
Esse desempenho impulsiona significativamente o setor, que se mantém em um bom crescimento e também deve gerar resultados satisfatórios em 2025.
O ano de 2025 promete trazer consigo novidades positivas para o mercado imobiliário. Para aproveitar as oportunidades certas, vale a pena conferir as tendências do setor e ficar por dentro dos rumos que ele deve tomar ao longo deste ano:
Como ocorre em diversos segmentos, a tecnologia está alterando muitos dos processos do ramo imobiliário.
Com as inovações certas, as empresas estão promovendo experiências melhores para os compradores e aumentando suas vendas.
Um dos recursos que deve ganhar destaque em 2025 é a realidade virtual, utilizada para que pessoas interessadas em um imóvel possam conhecê-lo de forma detalhada sem precisar se deslocar até ele.
Isso é feito por meio de imagens 360º, que fazem com que o comprador se sinta dentro do imóvel sem sair de casa.
Uma pesquisa da Octadesk em parceria com o Opinion Box mostrou que 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra online por mês.
Esse dado mostra como a experiência de compra pela internet se tornou uma realidade na vida da população brasileira, que confia cada vez mais nessa alternativa para adquirir produtos.
Essa tendência também deve impactar o mercado imobiliário, gerando um aumento nas vendas online, especialmente com a ajuda de recursos tecnológicos como a realidade virtual, que mencionamos acima.
Assim, é esperado que as empresas do ramo invistam cada vez mais no espaço digital.
A sustentabilidade é uma tendência crescente em todo o mercado e, em 2025, podemos ver um fortalecimento dessa pauta no setor imobiliário.
Devido à crise climática, a população está cada vez mais consciente da necessidade de adotar práticas sustentáveis e preservar o meio ambiente, o que reflete no seu comportamento e influencia a atuação das empresas.
No ramo imobiliário, isso pode surgir na forma de uma procura por imóveis que priorizem a eficiência energética e o uso de fontes limpas de energia. Assim, esse é um fator que já está sendo considerado na área da engenharia civil, por exemplo.
O Programa Minha Casa, Minha Vida teve um retorno triunfal e deve se manter bastante forte em 2025.
Segundo um levantamento da CNN, em 2024, o governo federal celebrou 698.582 financiamentos de unidades habitacionais pelo programa, sendo esse o maior número registrado em 11 anos, de acordo com o Ministério das Cidades.
Ajudando milhares de brasileiros a conquistarem o sonho da casa própria, a iniciativa deve manter sua contribuição com o mercado imobiliário.
Outro movimento que vem se fortalecendo há alguns anos e deve se manter em 2025 é a procura por apartamentos menores.
Essa tendência é motivada por diversos fatores, incluindo a aceleração da rotina das pessoas, que motiva a procura por espaços mais simples e fáceis de manter, bem como a busca por um estilo de vida mais sustentável e minimalista.
Assim, em 2025 e nos próximos anos, é provável que os imóveis sejam construídos em dimensões menores, atendendo a esse comportamento dos consumidores.
Com as diversas inovações tecnológicas disponíveis, é esperado que elas cheguem também aos ambientes residenciais, na forma das famosas casas inteligentes.
Essas residências contam com dispositivos como Smart TVs, lâmpadas conectadas ao Wi-Fi, aparelhos que funcionam via comando de voz, entre outros recursos.
O objetivo é facilitar a rotina do morador e torná-la mais integrada, acompanhando a conectividade que é característica da era digital, o que deve ganhar cada vez mais popularidade, tornando-se mais acessível a diversos públicos.
Outro elemento relevante para o mercado imobiliário em 2025 é que as pessoas estão em busca de um estilo de vida mais saudável e equilibrado, o que implica a procura por momentos de lazer e descanso para balancear a rotina de trabalho.
Além disso, o home office se torna cada vez mais comum nas empresas, fazendo com que as pessoas comecem a passar mais tempo em casa.
Dessa forma, os condomínios de maior sucesso são aqueles que oferecem uma infraestrutura completa, incluindo espaços de lazer e bons ambientes de trabalho.
As áreas voltadas ao coworking, por exemplo, podem atrair moradores que trabalham em home office, assim como piscinas, jardins, academia e outros ambientes de lazer chamam atenção por proporcionarem uma rotina com mais comodidade.
Uma última tendência bastante importante para esse setor é a adoção de processos imobiliários mais ágeis, otimizados com a ajuda da tecnologia.
As vendas online, por exemplo, com a possibilidade de visitas via realidade virtual, devem acelerar os processos e torná-los mais práticos para o comprador.
Nesse sentido, a expectativa é que esses procedimentos se tornem cada vez mais rápidos, dispensando burocracias que podem desencorajar clientes interessados em um imóvel.
Agora que você já está por dentro das principais tendências deste setor, que tal saber mais sobre ele? Continue aqui e confira nosso post sobre negociar imóveis, com 7 dicas para comprar, vender ou alugar!
Muita gente se pergunta como vender imóvel rápido. Isso porque desejam dar prosseguimento a uma…
Antes de entrarmos nos detalhes da averbação, é importante esclarecer o que significa um registro…
A fração ideal é muito importante para quem mora em condomínio, afinal, quando adquire-se um…
Este site usa cookies