Blog Adquira Imoveis

Seguro fiança: Como funciona?

Seguro fiança, como funciona? Muitas pessoas procuram a resposta para essa pergunta quando encontram um imóvel com a modalidade disponível.

Ao realizar um contrato de locação, há sempre diversas condições para estar atento. Assim como o preço do aluguel e as taxas cobradas, o inquilino precisa estar a par da garantia de pagamento mensal do aluguel. Ou seja, quem será o responsável se, por alguma eventualidade, não conseguir arcar com as despesas firmadas em contrato.

É tradição optar por um fiador, onde determinado familiar, amigo ou conhecido assume o valor em caso de inadimplência. Entretanto, existem outras garantias como o depósito caução e o seguro fiança. Como há dúvidas sobre como funciona o seguro fiança, ao longo do artigo iremos explicar suas vantagens e desvantagens.

O que é seguro fiança?

O seguro fiança é uma opção dada ao inquilino pela imobiliária no momento de alugar o imóvel. A contratação do seguro fiança acontece durante o processo de locação do imóvel e protege o proprietário do risco de calotes ou fraudes no pagamento do aluguel. Assim, o dono do imóvel fica segurado.

Em situação de inadimplência do inquilino a seguradora arca com as despesas, no entanto, o valor é cobrado do locatário posteriormente. Se houver dificuldade nas negociações, o processo pode ser levado à justiça.

Para entender como funciona seguro fiança, saiba que ele é uma garantia de recebimento do aluguel para o dono do imóvel.
Para entender como funciona seguro fiança, saiba que ele é uma garantia de recebimento do aluguel para o dono do imóvel

Como funciona o seguro fiança?

A responsabilidade em contratar o seguro fiança é do inquilino. Por ser uma prática incomum, poucas pessoas sabem como funciona o seguro fiança. Em razão disso e por questão de segurança, a sugestão é que você encontre especialistas neste tipo de trabalho.

Assim como em outros contratos de seguro, o seguro fiança permite complementação da cobertura como, por exemplo, adição de tarifas do IPTU, condomínio, transportadora para mudanças e assistência 24 horas. Analise com cuidado o que vale a pena. Quanto mais adicionais, mais alto ficará o valor do seguro fiança. Discuta com a imobiliária as possibilidades antes de assinar qualquer documento.

A documentação para a formulação do seguro fiança varia de acordo com seguradora. E a vigência do seguro deve equivaler ao prazo do contrato de locação. Após a aprovação do seguro, o valor deve ser pago junto ao aluguel.

Quem pode optar pelo seguro fiança?

As exigências quanto ao perfil do locatário podem variar de uma seguradora para outra. Em geral, para a aprovação do cadastro, o inquilino não pode ter o nome “sujo” em órgãos de restrição de crédito e a renda mensal precisa ser, em média, 3 a 4 vezes maior que o valor do aluguel.

Para facilitar o processo e alcançar o valor solicitado, algumas seguradoras permitem somar a renda de mais pessoas que vão morar no imóvel.

Procurando locação? Com a Adquira você aluga fácil!

Vantagens e desvantagens do seguro fiança

Optar pelo seguro fiança traz benefícios tanto ao candidato à locação como ao proprietário do imóvel. Para entender melhor como funciona o seguro fiança, conheça as vantagens ao locatário:

  • Evita a procura de um fiador;
  • Rapidez na aprovação do contrato;
  • Mais viável que o depósito caução, já que a maioria das pessoas não tem de imediato o montante solicitado;
  • Oportunidade de assistência jurídica da seguradora;
  • Negociação no valor da renovação do seguro;
  • Possibilidade de cobertura extra junto à seguradora.

Desvantagens do seguro fiança ao locatário:

  • Aprovação de cadastro pela seguradora;
  • Investimento mensal para pagamento do seguro;
  • Válido somente durante o contrato de aluguel.

Leia também: Como funciona o depósito caução no aluguel

O custo do seguro fiança

O custo do seguro fiança depende de variáveis e deve ser incluído no seu orçamento
O custo do seguro fiança depende de variáveis e deve ser incluído no seu orçamento

O preço a ser cobrado pelo seguro fiança depende essencialmente do imóvel e da seguradora escolhida. Se o seguro fiança estiver entre as suas opções, pesquise e faça simulações na internet. O comum é que o custo anual seja de 1 a 2 vezes maior que o valor de um mês de aluguel.

As coberturas adicionais, já comentadas acima, podem aumentar o preço final. Negocie para que a quantia seja parcelada.

Vale lembrar que o seguro não está disponível para todos os tipos de imóveis. Estacionamentos, por exemplo, não entram nesta modalidade. 

Quando o seguro fiança pode ser acionado? 

Se por algum motivo o inquilino não pagar o aluguel dentro da data determinada, a imobiliária vai alertar o proprietário. É a oportunidade de negociarem juntos a melhor maneira de quitar a dívida.

Somente após o vencimento do segundo aluguel o dono do imóvel poderá acionar o seguro e a inadimplência precisará ser comprovada através de documentos.

Com o acionamento do seguro, as despesas serão assumidas pela seguradora. A intenção é quitar a dívida para evitar desdobramentos.

Quando isso não acontece, a seguradora pode designar um advogado para recorrer à justiça e pedir o despejo.

O seguro fiança vale a pena?

O seguro fiança ainda é pouco utilizado quando falamos de garantia do recebimento de aluguel, mas deve ganhar espaço no setor imobiliário nos próximos anos. Optar pelo seguro fiança traz grandes vantagens quando você busca rapidez na formulação do contrato e o conforto assistencial de uma seguradora.

Mas há alternativas neste mercado, por isso, o aconselhado é avaliar o que se enquadra no seu perfil.

O tradicional fiador pode ser prático se você tem um familiar que atende às necessidades exigidas por imobiliárias. O tempo de aprovação de cadastro tende a demorar mais, no entanto, é considerada uma garantia confiável para o recebimento de aluguel.

Já o depósito caução depende do seu orçamento. Como a modalidade pede o depósito de três meses de aluguel como garantia, algumas pessoas não conseguem arcar com os custos. O valor fica em conta durante o prazo de locação (12 a 36 meses). Se o montante não faz falta a você, pode ser outra alternativa interessante.

Se você pretende alugar com seguro fiança, entre em contato com a Adquira Imóveis e receba todo o suporte necessário para realizar o contrato com sucesso.

Em busca do imóvel perfeito? A Adquira te ajuda! Encontramos o imóvel ideal para você alugar, seja com seguro fiança ou qualquer outro tipo de garantia

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989