Definir o preço e identificar quanto cobrar de aluguel é um momento difícil para a maioria dos proprietários . Em geral, os locadores têm dúvidas para chegar em um valor justo, atraente para o interessado e que mantenha o seu imóvel dentro do que está sendo comercializado no setor. Para não errar, os especialistas indicam uma análise detalhada das variáveis que compõem o preço do aluguel e sempre contar com auxílio profissional. Mesmo que você tenha conhecimento no ramo, um corretor de imóveis será um facilitador no momento de identificar quanto cobrar de aluguel.
Dúvida: Quanto cobrar de aluguel?
Se você não tem experiência com o mercado imobiliário, a primeira dica é aprender a verificar como o seu imóvel é visto no cenário econômico local.
É uma casa ou apartamento? Novo ou usado? Qual a metragem? Sua localização é privilegiada? Ter estas respostas é um começo.
Veja algumas dicas para definir quanto cobrar de aluguel.
Condição e idade do imóvel
Imóveis novos custam mais por terem menos chances de apresentarem problemas, além disso, eles costumam ter piso, janelas e acabamentos mais modernos. Por isso, o estado do apartamento ou casa deve ser ponderado.
No caso do seu imóvel ser mais antigo, confira se é necessário fazer alguma melhoria antes de colocá-lo para alugar. Qualquer diferencial positivo vai valorizar o espaço e o preço do aluguel.
Leve em consideração:
-Piso;
-Pintura;
-Maçanetas;
-Mobília;
-Tipo de janela;
-Box do banheiro;
-Trancas das portas;
-Portão;
-Vagas de garagem.
Segurança
Atualmente, segurança é um fator determinante na escolha de um imóvel para morar. Casas com grades nas janelas e cerca elétrica tendem a ser mais seguras, do mesmo modo, apartamentos com porteiro e sistema de vigilância.
Um imóvel que oferece segurança aos moradores precisa ter esta informação destacada no anúncio de aluguel, com imagens que confirmem.
Variáveis regionais
Pesquise por imóveis parecidos com o seu no bairro e veja o valor do aluguel, com esta pesquisa terá uma noção do quanto cobrar de aluguel. Outro ponto para entender como precificar o aluguel é avaliar as características do bairro em que o imóvel está localizado. O que consiste basicamente em elencar mercados, transporte público, índice de violência, escolas e empresas que atraiam o interesse do inquilino. Você também pode ter um olhar mais aprofundado sobre o desenvolvimento da região.
Converse com pessoas do ramo comercial e saiba quais as previsões para aquela região nos próximos anos. Entender o potencial de crescimento da área onde seu imóvel está posicionado garante que você descubra quanto cobrar de aluguel.
Você ainda estará preparado(a) para defender o valor no momento que alguém pedir desconto ou afirmar que está caro.
O que considerar na região:
– Novos edifícios;
– Obras de infraestrutura;
– Escolas/universidades;
– Circulação de transporte público;
– Acesso rápido a serviços essenciais (mercado, farmácia, posto de combustível);
– Distância do centro da cidade;
Valor do condomínio (no caso de apartamentos)
Uma questão fundamental é saber o preço médio do condomínio se o imóvel for um apartamento. O interessado em alugar o seu espaço, com certeza, vai desejar ter esta informação e colocará o investimento na balança antes de tomar a decisão final.
Se o preço do condomínio é alto, mas é justificado pelos benefícios oferecidos aos moradores do prédio, tudo bem, entretanto, quando a taxa é alta e as benfeitorias são poucas, a dificuldade para alugar aumenta. Esse é um problema comum em edifícios antigos, que exigem mais manutenção, por isso, pense em um valor de aluguel, que unido ao condomínio seja justo.
As 4 melhores formas de divulgar um imóvel para locação ou venda
Imóveis similares
Uma dica simples para identificar quanto cobrar de aluguel: pesquise. Separe algumas horas do seu dia para conferir imóveis parecidos com o seu em sites de imobiliárias. Avalie o preço solicitado para aluguel, quais as taxas são de responsabilidade do inquilino e as condições para o negócio.
Não note só as similaridades dos imóveis, perceba também em qual bairro fica e as vantagens e desvantagens. Descubra se no seu prédio há imóveis para alugar e qual o valor pedido.
Dá para perceber que determinar quanto cobrar de aluguel é uma tarefa que exige cautela e consciência. Mas tenha em mente que essa é apenas a primeira etapa, na próxima fase começam as visitas e por fim, o contrato de locação.
Ter uma imobiliária de confiança é uma ótima alternativa para evitar esses processos cansativos e burocráticos.
Por que contar com uma imobiliária para alugar o seu imóvel?
Você terá suporte para chegar ao valor, responder dúvidas dos interessados, agendar as visitas ao imóvel, negociar e formalizar o contrato.
Neste caso, fica evidente como uma imobiliária de confiança pode facilitar o processo para alugar o seu imóvel.
A Adquira Imóveis é um dos melhores exemplos de empresa responsável no mercado imobiliário de Ponta Grossa. Sua equipe de colaboradores são treinados para preparar o seu imóvel para ser locado, te auxiliar na decisão de quanto cobrar de aluguel e realizar todo o trabalho final.
Uma das campanhas da Adquira Imóveis é o Aluga Fácil, na qual o interessado diz o tipo de imóvel que procura e a imobiliária retorna pouco tempo depois com todas as opções.
Um benefício ao futuro inquilino que pode fazer o seu imóvel ser encontrado de forma mais rápida.
Quer saber mais vantagens de deixar o seu imóvel nas mãos da Adquira? Fale agora com um corretor de imóveis.