Blog

Negociar imóveis: 7 dicas para comprar, vender ou alugar

Negociar imóveis não é uma atividade comum no dia a dia da grande maioria das pessoas, exceção feita para os profissionais da área ou investidores que acabam se especializando nessa prática.

O fato é que se trata de um dos maiores investimentos que alguém faz em sua vida, uma vez que envolve valores consideráveis e, muitas vezes, o pagamento desse bem se estende por anos em função de um financiamento.

Desse modo, o processo de compra, venda ou locação de um imóvel exige muita atenção, uma vez que pode gerar grandes transtornos se não for realizado dentro daquilo que é previsto pela legislação e a partir de uma observação cuidadosa do bem que está sendo negociado.

O Brasil possui um déficit habitacional muito alto, onde, de acordo com um estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), será necessário um investimento de R$ 1,97 trilhão para que essa situação possa ser erradicada no país até o ano de 2033.

Percebe-se que a aquisição de um imóvel é um excelente investimento, afinal, os números mostram que a valorização desse bem continuará avançando com o passar dos anos.

A aquisição de uma casa ou apartamento é uma excelente opção, tanto para quem busca um local para viver como para aqueles que desejam investir com segurança.

No entanto, é preciso saber negociar imóveis para que os resultados sejam os melhores possíveis, portanto, neste post, apresentaremos 7 dicas que devem ser consideradas para quem deseja comprar, vender ou alugar. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!

A importância de saber negociar imóveis

Independente da posição que você esteja ocupando quando for negociar imóveis, ou seja, comprador, vendedor ou locador, é muito importante que se conheça as diversas variáveis que existem nesse processo.

Além de conhecer detalhes a respeito dos valores a serem praticados e das condições que o bem que está sendo avaliado possui, será necessário toda a atenção a respeito de assuntos que envolvem:

  • legislação,
  • regras do mercado,
  • taxas imobiliárias,
  • financiamentos.

Qualquer descuido a esse respeito pode levar a sua negociação a prejuízos, transtornos e aborrecimentos que poderiam ter sido evitados.

Então, para proteger os seus interesses e o de todas as partes envolvidas, vale a pena seguir as dicas que apresentaremos na sequência.

7 dicas essenciais para negociar imóveis

A melhor coisa para evitar problemas é avaliar com muita atenção todo o processo quando for negociar imóveis.

Bem como seguir 7 dicas essenciais que fazem toda a diferença e garantem sucesso nessa operação. Vamos a elas:

Conheça o mercado imobiliário

Conhecer o mercado imobiliário é o primeiro quesito na busca por uma boa negociação. Dessa forma, é importante realizar pesquisas e avaliar detalhes como:

  • localização do imóvel,
  • estrutura do bairro,
  • valores praticados em imóveis similares,
  • detalhes a respeito da vizinhança,
  • perspectivas de valorização futura.

Uma boa maneira para conhecer a realidade do local do imóvel que está sendo avaliado é visitar a região, informar-se com pessoas que conheçam o bairro e avaliar a estrutura oferecida.

Também é importante verificar os índices de criminalidade, possibilidades de alagamentos e detalhes que podem valorizar ou desvalorizar o imóvel.

Aproveite para ler: Imóveis em Ponta Grossa: guia completo.

Tenha uma avaliação correta do imóvel

Um dos principais pontos quando se pretende negociar imóveis está na realização de uma avaliação profissional a esse respeito.

Para quem deseja vendê-lo ou alugá-lo, é preciso contar com quem conhece do assunto para que se possa chegar a um valor que viabilize a operação. Caso contrário, o imóvel ficará fechado à espera de um comprador ou locador por muito tempo, quando supervalorizado.

Por outro lado, nos casos de uma subvalorização, você estará perdendo dinheiro.

Já para quem está em busca de um imóvel, o melhor caminho é comparar, fazer pesquisas e buscar entender o porquê de um preço tão favorável, e não se deixar empolgar pela primeira oportunidade que aparecer, pagando um valor acima do mercado.

Defina um orçamento claro

Outro fator decisivo para quem vai negociar imóveis, especialmente para quem deseja comprar ou alugar, está na definição de um orçamento claro e que apresente todos os valores envolvidos na operação.

Para isso, é preciso atenção aos detalhes que farão parte das despesas, tais como:

  • condomínio;
  • IPTU;
  • impostos e taxas de transferência;
  • eventuais reformas.

Leia também: O que devo saber antes de morar em condomínio?

Também vale considerar despesas envolvendo transporte, combustível, segurança e demais valores que podem variar conforme localização do imóvel.

Prepare o imóvel para negociação

Para quem deseja alugar ou vender o imóvel, é preciso prepará-lo adequadamente para receber as pessoas interessadas.

No entanto, ele precisa estar em boas condições de uso, onde pequenas reformas e melhorias elevam o seu valor de mercado.

Seja flexível nas negociações

A arte de negociar imóveis exige flexibilidade, ou seja, ouvir, ponderar, avaliar e tomar a decisão correta a partir de uma contra-proposta ou uma oferta que não fazia parte dos planos originais.

Para isso, será preciso:

  • ajustar preços;
  • negociar prazos;
  • oferecer uma melhor condição de pagamento, etc.

A inflexibilidade diminui muito as possibilidades de bons negócios, portanto, esteja sempre aberto a avaliar as ofertas.

Conte com um corretor de confiança

O melhor caminho para que todos os itens citados viabilizem uma boa negociação é contar com um corretor experiente.

Quando se tem o apoio de um bom profissional ou de uma imobiliária que se envolve no processo com dedicação e ética, todo o processo de compra, venda ou locação é facilitado.

Isso porque toda a parte burocrática da transação fica aos cuidados de quem conhece os trâmites e as negociações são conduzidas com lisura e transparência, o que significa que todos ganham na operação.

Formalize tudo por escrito

Por fim, exija que todos os acordos e negociações tratadas sejam formalizados no contrato.

Isso significa registrar todos os fatos e o que foi combinado, garantindo segurança jurídica para os envolvidos.

Mais uma vez, contar com uma imobiliária experiente é o melhor caminho para essa ação. Afinal, os processos de compra, venda ou locação de imóveis exigem cuidados, atenção e especialmente o apoio de profissionais.

Aproveitando o assunto negociação, vale a pena também você conferir nosso post que mostra como alugar um imóvel rápido? Confira nossas 10 dicas!

Leonardo Stadler

Diretor da Adquira Imóveis

Publicado por
Leonardo Stadler

Recente

Como regularizar duas casas no mesmo terreno?

Construir duas casas no mesmo terreno pode ser uma solução interessante, mas demanda alguns cuidados…

2 meses atrás

Como alugar um imóvel rápido? Confira nossas 10 dicas

Muitas pessoas estão nesse momento se perguntando: como alugar um imóvel rápido? Essa é uma…

3 meses atrás

Posso alugar um imóvel em nome de outra pessoa?

Ao procurar um local para viver, muitas pessoas se deparam com o seguinte questionamento: posso…

5 meses atrás

Este site usa cookies