Uma casa geminada pode ser a alternativa mais estilosa, viável e confortável para você montar o su sonhado lar.
Segundo publicação de fevereiro de 2023 da Revista Forbes, 40% dos brasileiros pretendem comprar um imóvel ainda esse ano.
Desse total:
- 52% dos entrevistados pensam em comprar um imóvel novo,
- 36% buscam por um imóvel usado,
- 12% pensam em investir no imóvel ainda na planta.
Outra publicação, desta vez no Globo, de novembro de 2022, traz a informação que 55% dos brasileiros preferem morar em casa em vez de apartamento.
As construções geminadas surgem como alternativas charmosas, versáteis e mais viáveis financeiramente para a realização da conquista da tão sonhada casa própria.
Preparamos este post para mostrar a você as vantagens e desvantagens de morar em uma casa geminada. Vamos conferir?
O que é, exatamente, uma casa geminada?
O conceito casa geminada remete a ideia de “casa gêmea”.
Também chamada de casa conjugada, consiste na construção de duas ou mais residências, ligadas uma na outra, ou seja, os imóveis compartilham as paredes de divisa e algumas vezes também o telhado.
Um exemplo bem comum de compartilhamento de paredes de divisa são os apartamentos, só que esses são construídos no formato vertical e as casas geminadas formam grandes ou pequenos conjuntos horizontais.
Embora sejam ligados, cada imóvel tem a sua autonomia, sua entrada exclusiva, garagem individual e área externa.
No Brasil, esse tipo de construção é herança dos nossos colonizadores, em especial os portugueses. Basta observar a arquitetura nordestina preservada para nos depararmos com as mais incríveis edificações ligadas uma na outra, muitas delas revitalizadas, que se transformaram em patrimônios históricos dos municípios e atrativos turísticos das cidades.
Na época as casas eram construídas bem rente à rua, geralmente tinham dois ou três andares, onde o térreo servia de comércio para a família, os pisos superiores de moradia e o quintal ficava atrás da edificação.
Essas construções serviram e servem de inspirações para novos e modernos, simples ou requintados projetos de casas/sobrados geminados, compondo belos conjuntos residenciais, presentes em todo o Brasil.
Principais benefícios de morar em uma casa geminada
Um conjunto de casas conjugadas chama a atenção pela padronização e uniformidade das residências, afinal, todas têm a mesma altura, estilo e fachada, garantindo um charme ao local e remetendo a imagem de uma aconchegante vila para morar.
Além do visual externo, que chama a atenção e oferece um cenário muitas vezes convidativo para passeios e caminhadas dos moradores, morar em uma casa geminada oferece outros benefícios para você.
Entre eles, destacamos:
Preços mais acessíveis
Uma das grandes vantagens em comprar uma casa geminada é o preço, que é bem mais acessível.
Segundo uma publicação no caderno de imóveis do Estadão, esse modelo de residência chega a custar até 30% mais barato do que uma casa convencional.
Isso acontece porque em um mesmo lote são edificados vários imóveis, barateando para o construtor, o que acaba por beneficiar também o comprador da residência.
Mais segurança e união entre os vizinhos
Outro benefício de morar em uma casa geminada é a segurança.
Primeiro, os conjuntos residenciais de casas conjugadas costumam ser construídos em locais mais tranquilos e até mesmo em ruas fechadas. Nesse caso, a segurança é muito maior, principalmente na hora de passear com pets ou com as crianças nas redondezas.
Muitas casas geminadas são construídas em verdadeiros condomínios, com acesso restrito, com instalação de portão eletrônico na entrada principal e outros serviços de vigilância que garantem total segurança para os moradores.
Outro benefício é o fato de você ter vizinhos muito próximos. Isso auxilia na construção de boas amizades, como na segurança, porque cada morador acaba por ajudar a cuidar da defesa e preservação de todo o entorno.
Confira o artigo: 10 itens para deixar sua casa mais segura para crianças.
Manutenção mais barata
Por se tratar de um conjunto de residências, todas construídas com a mesma estrutura, a manutenção também é mais barata.
Em caso de haver necessidade de troca de telhado, problemas na instalação elétrica e hidráulica, os custos para o reparo podem ser divididos com o morador que faz divisa com a sua parede.
Acesse e saiba o que valoriza um imóvel
E quais são as desvantagens?
Para algumas pessoas, morar em uma casa geminada pode oferecer algumas desvantagens.
As principais delas são:
Possíveis problemas de ventilação e iluminação natural
Dependendo da planta e da localização do imóvel, uma desvantagem que o morador de uma casa geminada pode vir a sentir seriam possíveis problemas de ventilação e com a iluminação natural, como consequência há excesso de umidade, mofo, calor, etc.
Na hora de comprar a sua casa geminada, é importante considerar a posição do sol e a entrada da claridade no ambiente, bem como o sistema de ventilação natural, observando atentamente a posição e a quantidade de janelas nas paredes que não fazem divisa com o outro imóvel.
Muitos dos projetos e plantas de casa geminada já preveem esses problemas e buscam oferecer alternativas para solucioná-los, um exemplo é a instalação de claraboias no telhado, sistemas de exaustão e entre outras.
Mais ruídos
Considerando que você terá uma parede de divisão dentro do seu imóvel com o seu vizinho, uma desvantagem de morar em uma casa geminada seria o ruído, o que também é comum em condomínios verticais de apartamentos.
Solução para o problema? Tratamento acústico das paredes de divisa, que já podem ser projetadas na edificação ou providenciado entre os vizinhos, caso o ruído de um venha incomodar o outro.
Além disso, em algumas construções, as casas geminadas são projetadas com paredes duplas, que servem como uma barreira extra para reduzir o ruído e proporcionar uma convivência mais tranquila entre os vizinhos.
Áreas externas menores
Imagine que a sua casa geminada fica no meio de dois outros imóveis dividindo ambas as laterais.
Nesse exemplo, você pode ter uma área externa menor, já que possivelmente não terá quintal em ambos os lados, e isso seria um problema, principalmente para quem gosta de áreas externas.
Para não ter essa desvantagem, uma solução pode ser comprar um imóvel que tenha apenas uma parede compartilhada.
Outra dica é considerar a área frontal e dos fundos que o imóvel dispõe, sem contar que existem projetos de casas geminadas que oferecem jardins internos para aproximar o morador da natureza, do sol e da claridade, o que supriria a ausência das áreas externas.
Como comprar a melhor casa geminada?
Agora que você conferiu quais são as vantagens e desvantagens de morar em uma casa conjugada, talvez esteja se perguntando como encontrar a melhor para formar o seu lar.
A melhor casa geminada será aquela onde você vai considerar todas as vantagens que esse modelo de moradia oferece e analisar as possíveis desvantagens e problemas que possam vir ocorrer.
É preciso também avaliar a localização e toda a estrutura externa e interna da construção, afinal, a casa que será o seu lar deve oferecer segurança, praticidade e conforto em todos os aspectos.
Agora, convidamos você a acessar o Compra Fácil, o sistema gratuito da Adquira Imóveis. Nele, você vai nos informar as características que está buscando para sua nova casa, e a equipe da Adquira vai procurar as melhores opções disponíveis no nosso catálogo para te apresentar.
Precisando de qualquer esclarecimento, basta entrar em contato e conversar com um dos nossos atendentes.