Dependendo da situação e dos objetivos de vida de uma pessoa, morar de aluguel pode oferecer muitas vantagens para o inquilino.
Por exemplo, vivenciamos a era do home-office e prova disso é uma publicação da Época Negócios, da Globo, mostrando que somente em 2022 essa modalidade de emprego teve um aumento de 496% em vagas no Brasil.
Trabalhar em casa permite que o profissional more a qualquer distância da empresa que o contratou e nessa hora o aluguel é uma alternativa viável e inteligente, em especial para aquelas pessoas que adoram se mudar, conhecer lugares novos e vivenciar novas experiências, sem o apego a casa própria.
Alugar um imóvel também pode ser uma alternativa inteligente para quem deseja economizar para conseguir comprar o seu imóvel.
Lógico que como tudo na vida, em algumas ocasiões morar de aluguel pode não ser tão vantajoso para algumas pessoas.
Conheça mais sobre as vantagens de optar pela locação e as possíveis desvantagens do aluguel lendo nosso post.
A locação oferece várias vantagens e uma delas está na praticidade e rapidez em todo processo de negociação, inclusive com a possibilidade do aluguel sem fiador.
Outras vantagens são:
Por muito tempo se ouviu que morar de aluguel era jogar dinheiro fora. Atualmente, alugar um imóvel pode ser uma possibilidade rentável para futuros investimentos.
Como assim?! Muitas vezes o valor mensal pago de aluguel chega a custar menos que a metade de uma parcela de financiamento, por exemplo. Logo, alugando você tem a chance de poupar mensalmente e o valor que pagaria a mais para a instituição bancária pode ser aplicado e gerar rentabilidade.
Outro ponto importante a ser destacado é que mesmo comprando um imóvel financiado, é preciso dar uma entrada. Muitas vezes é mais vantajoso aplicar esse seu dinheiro conseguindo altas taxas em aplicações e continuar pagando aluguel.
Essas duas possibilidades permitem que você consiga juntar o montante para comprar o seu imóvel à vista, de forma mais rápida, ou simplesmente construir o seu capital.
Mesmo tendo o montante total para comprar a vista a sua casa ou apartamento, muitos investidores consideram também a possibilidade de aplicação do dinheiro. Assim, continuam a morar de aluguel quando conseguem taxas e juros compensadores ao investirem os valores que seriam postos na casa.
Falando em economia, vale destacar também que alugando um imóvel você terá menos despesas com algumas manutenções, já que problemas e reformas estruturais são de responsabilidade do proprietário, segundo a Lei do Inquilinato. Sem contar a sua comodidade nesse momento.
Em especial para quem está pensando em deixar a casa dos pais e busca o primeiro imóvel para morar sozinho, o aluguel é uma excelente oportunidade para iniciar essa nova etapa da vida.
O mesmo acontece para quem está iniciando uma vida a dois ou até mesmo para quem vai mudar de cidade, seja por desejo de conhecer novos lugares, por mudança de trabalho ou ainda para estudar.
Nesses casos, morar de aluguel é uma excelente oportunidade para você vivenciar o bairro, conhecer toda a infraestrutura do local, conviver com a vizinhança e sentir de perto todos os aspectos favoráveis ou não da localidade.
Em todas essas ocasiões, morar de aluguel, seria o test drive das suas experiências.
Morar de aluguel também é uma alternativa inteligente para quem ainda tem dúvida se prefere uma casa ou um apartamento.
O aluguel possibilita que você experiencie as duas situações e, após passar por elas, fica mais fácil decidir na procura por novos imóveis.
Essa experiência também ajudará caso um dia você deseje comprar o seu imóvel próprio, afinal, como já morou em apartamento e também em casa, ficará mais fácil decidir qual é a melhor opção para você.
Quer saber se é melhor morar em casa ou apartamento? Leia aqui.
Você sabia que segundo uma matéria publicada em março de 2022, no G1, um em cada três brasileiros pretende mudar de casa nos próximos dois anos?
Entre os motivos que levam ao desejo de mudar estão:
Uma das mais apreciadas vantagens em morar de aluguel é a liberdade de mudança que o inquilino tem. Tanto é que a mesma matéria do G1 mostra que entre as pessoas que moram de aluguel esse desejo sobe para 58%.
Ou seja, caso não esteja se adaptando ou gostando da região, você pode facilmente pedir para desocupar o imóvel, mesmo antes do término do prazo previsto no contrato de locação, bastando apenas cumprir com as cláusulas acordadas.
Outra opção é não renovar o aluguel quando ele finalizar e partir em busca de um novo espaço para morar.
Imagine, por exemplo, que nesse momento você more em um imóvel alugado que fica próximo do seu trabalho, mas percebeu que será mais vantajoso mudar para perto da sua universidade. A locação possibilita facilmente essa mudança.
O mesmo acontece para casais que alugaram um apartamento pequeno, por exemplo, com o propósito de curtir a vida a dois, mas, passado algum tempo da relação, começam a pensar em aumentar a família e desejam um imóvel maior.
Sem contar que, conforme já dissemos, o aluguel é uma alternativa inteligente e viável para os profissionais que trabalham no sistema home office e para os apaixonados por conhecer novas cidades.
Essa facilidade não acontece com o proprietário do imóvel, caso ele deseje ou precise mudar de apartamento ou casa, principalmente se houver a necessidade de vendê-lo primeiro.
Embora as vantagens de morar de aluguel sejam bem compensadoras, na hora de decidir alugar um imóvel alguns fatores devem ser considerados.
E esses fatores também podem ser vistos como desvantagens da locação.
São eles:
Imagine que seu contrato de locação está terminando e você gostaria muito de renová-lo por mais um período.
Infelizmente, o inquilino não tem essa garantia. A Lei do Inquilinato prevê que o proprietário pode não desejar essa renovação, solicitando a desocupação do imóvel no prazo de término do contrato.
Ao decidir morar de aluguel, você precisa estar preparado e devidamente planejado financeiramente para arcar com os reajustes anuais que toda locação sofre.
Esses reajustes são combinados em contrato e geralmente têm como base o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ou outros devidamente acordados entre o locador e o locatário.
Como sabemos, os índices do IGP-M e do INPC, assim como outros, não são fixos, eles mudam mensalmente conforme a inflação. Logo, você não tem um valor exato de quanto o seu aluguel vai subir.
Muitas vezes, o aumento pode pesar no seu bolso e alguns inquilinos recorrem à imobiliária para negociar valores.
Quer saber como funciona o reajuste do aluguel? Leia aqui.
Outro fator que é considerado uma desvantagem em morar de aluguel é a impossibilidade de promover qualquer mudança no imóvel durante todo o período que você estiver morando nele.
De forma geral, o inquilino não pode promover qualquer reforma que altere a estrutura do imóvel.
Ou seja, você não pode proceder qualquer mudança que altere a característica do imóvel descrita no ato da vistoria, a não ser com a devida autorização do proprietário.
Como você pode observar, as desvantagens de morar de aluguel são facilmente contornadas.
Quer escolher o imóvel dos seus sonhos e usufruir das vantagens em morar de aluguel? Conte com a Adquira Imóveis!
Acesse o Aluga Fácil e encontre o melhor imóvel para você nesse momento da sua vida.
Negociar imóveis não é uma atividade comum no dia a dia da grande maioria das…
Construir duas casas no mesmo terreno pode ser uma solução interessante, mas demanda alguns cuidados…
Muitas pessoas estão nesse momento se perguntando: como alugar um imóvel rápido? Essa é uma…
Este site usa cookies