Alugar apartamento em Ponta Grossa ou em qualquer outro local do país pode ser um processo complicado e cheio de armadilhas caso você não conte com o apoio de especialistas que podem ajudá-lo a encontrar as melhores opções e apresentem “caminhos” para vencer as barreiras que eventualmente surgem.
O primeiro passo para se obter sucesso diz respeito ao cumprimento da legislação de locações, ou seja, a Lei nº 8.245/1991 que apresenta todos os procedimentos que precisam ser cumpridos para se firmar um contrato de aluguel.
A inexistência de um contrato nesse processo deixa em aberto muitas situações que podem acarretar sérios problemas no relacionamento entre locador e locatário, portanto, não é uma boa ideia estabelecer um acerto apenas verbal, ou seja, sem as devidas assinaturas que garantem direitos e estabelecem deveres de ambas as partes.
Para isso, contar com uma imobiliária de qualidade é fundamental, tanto no processo de pesquisa aos imóveis que estão disponíveis para a locação como também para evitar possíveis problemas que são comuns quando se opta pela informalidade, por exemplo:
Todos esses aspectos são previstos em lei, portanto, com a documentação em dia e através de um contrato formal muitos problemas podem ser evitados, bastando que ambas as partes respeitem a legislação vigente e cumpram com as obrigações previamente estabelecidas.
Neste post, apresentaremos um guia para alugar apartamento em Ponta Grossa, onde todo o processo pode ser realizado com transparência, tranquilidade e, acima de tudo, com justiça e sem surpresas desagradáveis. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!
Para alugar apartamento em Ponta Grossa, o contratante deverá apresentar os seguintes documentos:
Recomenda-se que o valor da locação mais encargos não exceda a um terço da renda mensal daqueles que irão ocupar o imóvel.
Normalmente, o contrato de locação é feito pelo período de 30 meses, podendo ser prorrogado por prazo indeterminado.
Também será necessário que o contratante apresente garantias para o pagamento da locação, situação que pode ser providenciada através de 3 modalidades, como veremos na sequência.
Como mencionado, existem três modalidades de locação diferenciadas em função da garantia que o contratante deverá apresentar para essa operação. São elas:
A modalidade que envolve um fiador, é aquela onde uma pessoa se responsabiliza pelo pagamento no caso de inadimplência do contratante do imóvel alugado.
Essa pessoa deverá possuir um imóvel quitado e sem irregularidades, precisando ainda apresentar os seguintes documentos:
Outra modalidade de contrato para alugar apartamento em Ponta Grossa é o seguro fiança.
Nesse caso, o locatário conta com uma instituição financeira que oferece esse serviço.
Trata-se, portanto, de um seguro contratado pelo inquilino que tem o proprietário do imóvel como segurado, garantindo que caso não ocorra o pagamento do aluguel, o locador irá receber o que lhe é de direito através do banco envolvido no processo.
A caução é outra boa opção de garantia oferecida pelo contratante do imóvel, quando esse deverá pagar um valor que ficará depositado em uma conta poupança e que será devolvido ao final do contrato com correção monetária.
Nesse caso, é muito importante contar com uma imobiliária experiente e confiável que providencie toda a documentação, agilizando os processos burocráticos e financeiros para os interessados de acordo com a legislação pertinente.
Além dos processos envolvendo o contrato, ficando acordados os direitos e deveres do locador e locatário, é importante observar algumas dicas importantes para alugar apartamento em Ponta Grossa:
Observar a localização do imóvel é fundamental para garantir tranquilidade e segurança, portanto, é imprescindível que você faça uma avaliação do bairro onde o apartamento está localizado, evitando locais que possuam situações que envolvam:
Além disso, é fundamental avaliar o sistema de segurança adotado pelo condomínio, um item que ganha cada vez mais importância e que pode fazer toda a diferença para evitar aborrecimentos.
É importante saber como esse item é tratado pelo condomínio e quais são os dispositivos que são utilizados, como, por exemplo:
Mais uma vez, avaliar a região vizinha ao redor do imóvel também é muito importante, verificando os índices de violência desse local.
Além da questão envolvendo a segurança do condomínio, outros pontos também devem fazer parte de sua análise.
Isso significa avaliar se os valores cobrados mensalmente estão de acordo com os serviços oferecidos para os moradores.
Portanto, verifique:
Uma boa ideia é conversar com algum morador e verificar detalhes com relação aos vizinhos, ou com a imobiliária para confirmar informações sobre localização e demais detalhes que possam passar despercebidos.
Outro detalhe indispensável é verificar a situação física do apartamento a ser alugado, ou seja, qual o seu estado de conservação.
Leia também: Vale a pena reformar apartamento alugado?
Como já mencionado anteriormente, contar com uma imobiliária de qualidade é a melhor opção para obter detalhes sobre cada imóvel a ser avaliado.
Pode-se contar com o apoio de profissionais capacitados que estão dispostos a apresentar os detalhes de cada empreendimento, bem como ajudá-lo com relação aos documentos e todo o processo burocrático envolvido na locação.
A Adquira Imóveis é a melhor opção para quem deseja alugar apartamento em Ponta Grossa, tanto em termos de opções disponíveis como também no excelente atendimento e dedicação de seus profissionais, tudo isso para que você encontre o imóvel que atenda às suas expectativas.
Agora que você sabe mais a esse respeito, conheça o Aluga Fácil da Adquira, e saiba como é fácil e descomplicado localizar o imóvel ideal para você e sua família em Ponta Grossa!
Negociar imóveis não é uma atividade comum no dia a dia da grande maioria das…
Construir duas casas no mesmo terreno pode ser uma solução interessante, mas demanda alguns cuidados…
Muitas pessoas estão nesse momento se perguntando: como alugar um imóvel rápido? Essa é uma…
Este site usa cookies