Comprar

Financiamento imobiliário: qual o melhor momento?

O financiamento imobiliário é uma possibilidade muito atraente para quem deseja se estabelecer em algum lugar e adquirir a sua casa própria.

Possuir um imóvel é um investimento, portanto, diferente do aluguel, todo o valor pago através das prestações mensais se transforma em um futuro recurso financeiro, especialmente quando você deseja mudar de ambiente e vender a sua propriedade.

De acordo com o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residente (IGMI-R), a valorização dos imóveis residenciais alcançou 12,98% em 12 meses, batendo a inflação com folga e ficando à frente dos ganhos obtidos nos investimentos financeiros, como, por exemplo, o CDB.

Essa mesma informação é confirmada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), comprovando que o investimento em imóveis é altamente rentável e seguro, o que torna um excelente negócio.

Diante dessa realidade, a compra de um imóvel financiado é quase sempre vantajosa, no entanto, é preciso avaliar algumas variáveis que envolvem essa transação:

  • condição de juros oferecidas pela instituição bancária,
  • avaliação do Custo Efetivo Total (CET),
  • parcelas que não comprometam a qualidade de vida de sua família,
  • possibilidade de amortização da dívida.

Neste post, apresentaremos detalhes do financiamento imobiliário e qual é o melhor momento para optar por esse investimento. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Vale a pena fazer um financiamento imobiliário?

Optar por um financiamento imobiliário é muito vantajoso, desde que os cuidados citados anteriormente sejam tomados.

Para isso, contar com uma imobiliária de confiança é sempre uma medida segura para que tudo esteja conforme as expectativas e as informações a respeito da operação sejam claras e precisas.

Adquirir um imóvel é investir no futuro, pois ele estará em constante valorização e, mesmo que você tenha que realizar uma mudança, o valor pago durante a sua permanência na residência terá retorno.

Isso porque um imóvel financiado pode ser vendido, mesmo que você ainda esteja pagando as prestações.

Essa situação é completamente diferente do que optar pelo aluguel, onde o valor pago não retorna.

Diante disso e segundo as necessidades e realidade de cada situação, optar por financiar um imóvel é sempre uma boa opção, pois enriquece o seu patrimônio.

Aproveite e leia também: Comprar apartamento na planta é mais barato?


As vantagens do financiamento

O financiamento imobiliário viabiliza a compra de um apartamento ou residência para quem não possui todo o valor à vista.

Além disso, conforme já mencionado, paga-se por algo que lhe pertence, situação que significa “dinheiro em caixa” e que pode ser usado em oportunidades futuras.

Por trás dessa operação, existem ainda outras vantagens que merecem destaque, tais como:

Condições facilitadas de pagamento

O objetivo do financiamento é facilitar o pagamento do seu novo imóvel. Então, é importante avaliar os valores a serem pagos e buscar por uma oportunidade que não venha comprometer o seu orçamento.

Em muitas situações a parcela a ser paga é menor do que a de um aluguel e em muitos casos os valores são extremamente acessíveis, sendo uma maneira confortável de adquirir o seu espaço.

No entanto, é importante lembrar mais uma vez que é preciso uma avaliação a respeito do contrato de financiamento oferecido, pois existem diversas opções e situações diferenciadas.

Contar com o apoio de uma boa imobiliária facilita bastante esse processo, portanto, esteja atento às oportunidades e avalie atentamente a operação.

O FGTS pode ser usado

No financiamento imobiliário existe a possibilidade de ser utilizado o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), um valor que mensalmente é depositado em uma conta-corrente das pessoas que trabalham no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que significa ter a carteira assinada.

Os valores depositados no FGTS podem abater o total a ser pago do financiamento, colaborando para que as parcelas sejam diminuídas.

Para que esses valores sejam utilizados, o comprador deverá se enquadrar nas seguintes situações:

  • o valor do imóvel não pode ser superior a R$ 1,5 milhão,
  • ter pelo menos 3 anos de carteira assinada (consecutivos ou intercalados),
  • não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH),
  • não pode ser dono de outra residência na cidade onde pretende comprar o imóvel.

É importante também destacar que o FGTS não pode ser utilizado na compra de imóveis comerciais, terrenos para a construção de casas ou para adquirir uma residência para familiares, dependentes ou outras pessoas.

Amortização constante

A amortização constante do seu financiamento pode acontecer quando a opção da operação for feita utilizando a Tabela SAC.

Isso significa que no decorrer dos pagamentos as prestações vão diminuindo de valor com o passar do tempo, pois a tarifa de juros é calculada mensalmente sobre o valor que falta pagar.

Nesse caso, a primeira parcela sempre será a mais alta e a última a mais baixa.

Além disso, você também poderá solicitar a amortização do financiamento, utilizando o valor que possui na conta do FGTS ou realizando um pagamento antecipado, que poderá:

  • reduzir o tempo de contrato através da diminuição das parcelas,
  • diminuir o valor das prestações.

É importante lembrar que a amortização é prevista em lei, portanto, o agente financeiro é obrigado a prever essa possibilidade.

Segurança na Compra

Ao optar pelo financiamento imobiliário, você está garantindo uma operação segura do ponto de vista jurídico.

Isso ocorre porque, ao comprar um imóvel financiado, significa que o banco realizou uma análise minuciosa do imóvel objeto do contrato, verificando sua elegibilidade para venda e garantindo assim a segurança da transação.

O imóvel será seu

Por fim, e a maior de todas as vantagens, é que o imóvel adquirido será seu assim que liquidada a última parcela do financiamento.

Independente de quitado ou em processo de pagamento, você tem a liberdade para realizar reparos, mudanças e personalizar a sua casa ou apartamento, sem que exista a obrigatoriedade em solicitar a permissão para terceiros.

Qual o melhor momento para optar por um financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é a melhor opção para quem não possui o valor total para a aquisição de sua residência ou ainda para quem não deseja se descapitalizar.

Além disso, é uma excelente opção para aqueles que desejam “fugir” do aluguel e alcançar o sonho de sua casa própria.

Isso significa que quanto antes você iniciar a busca pelo seu imóvel e conhecer detalhes a respeito das possibilidades de financiamento do seu novo lar, melhor.

Ficou alguma dúvida?

Depois de todos esses detalhes e informações, é possível que dúvidas ainda existam a esse respeito, pois são muitas as variáveis que envolvem o processo de financiamento imobiliário.

Para isso, conte com a Adquira Imóveis, uma empresa especializada no assunto e que atende a toda a região de Ponta Grossa, oferecendo o que existe de melhor com transparência, segurança e facilidades para a concretização do seu sonho.

Acesse agora o Compra Fácil, um serviço gratuito que facilita a busca pelo imóvel que atenda às suas necessidades e de acordo com o seu interesse. Em poucos minutos, as melhores opções do mercado serão apresentadas para a sua avaliação!

Leonardo Stadler

Diretor da Adquira Imóveis

Publicado por
Leonardo Stadler

Recente

Negociar imóveis: 7 dicas para comprar, vender ou alugar

Negociar imóveis não é uma atividade comum no dia a dia da grande maioria das…

1 semana atrás

Como regularizar duas casas no mesmo terreno?

Construir duas casas no mesmo terreno pode ser uma solução interessante, mas demanda alguns cuidados…

2 meses atrás

Como alugar um imóvel rápido? Confira nossas 10 dicas

Muitas pessoas estão nesse momento se perguntando: como alugar um imóvel rápido? Essa é uma…

3 meses atrás

Este site usa cookies