Blog Adquira Imoveis

Como escolher o apartamento na planta ideal?

Se você tem tempo para realizar a mudança e condições de aguardar a construção da edificação, o apartamento na planta pode ser a melhor opção de investimento.

Um imóvel na planta é, sem dúvida, um grande diferencial, pois ajustes podem ser realizados durante o processo de construção e, normalmente, existem vantagens financeiras e pagamentos facilitados para os compradores.

No entanto, é preciso avaliar com cuidado alguns detalhes, evitando problemas e situações que podem transformar o sonho em um pesadelo.

Para isso, é preciso toda a atenção com relação à estrutura e capacidade financeira da construtora do projeto, pois, eventualmente, a mídia noticia casos em que a empresa responsável pela edificação dos apartamentos faliu ou simplesmente fechou as portas.

Como resultado, há prejuízos e grandes transtornos para os compradores.

Por outro lado, uma forma de ter a certeza de estar realizando um ótimo negócio é contar com uma imobiliária que acompanha o mercado e que possui experiência no setor.

Contar com especialistas facilita e traz garantias para a operação, possibilitando que compradores e vendedores fiquem satisfeitos com o negócio realizado e que as regras estabelecidas em um contrato sejam cumpridas.

Neste post, apresentaremos detalhes e as vantagens de adquirir um apartamento na planta. Continue lendo e saiba como escolher o imóvel ideal!

 

Vale a pena comprar um apartamento na planta?

Comprar um apartamento na planta é uma alternativa bastante atraente.

Para aqueles que pretendem residir neste imóvel e dispõe de tempo para que ele fique pronto, os valores ofertados são atraentes e as condições de pagamento facilitam toda a operação.

No caso da aquisição do apartamento como investimento, essa opção também é vantajosa.

Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o investimento em imóveis apresentou um resultado médio de retorno de 15,3% ao ano na década passada.

Além do patrimônio adquirido e que valoriza ano a ano, o resultado obtido com o aluguel do imóvel é bastante interessante.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a inflação para o ano de 2023 no Brasil será de 5,71%.

Outra informação importante diz respeito à previsão da inflação para os próximos três anos, quando o IPCA aponta:

  • 2024 – 4,13%,
  • 2025 – 4%.
  • 2026 – 4%.

 

Diante desses números, é fácil perceber que o retorno do investimento em imóveis continua sendo um excelente negócio, especialmente em função da segurança e do patrimônio adquirido pelos proprietários.

 

Quais são as vantagens de investir em um apartamento na planta?

Além de pagar menos pela aquisição de um apartamento na planta e obter condições de pagamento facilitadas, existem outras vantagens a esse respeito.

Como já mencionado, a aquisição do imóvel antes da sua construção possibilita que mudanças no projeto possam ser realizadas, desde que não comprometam a estrutura da edificação.

Isso significa possibilidades na escolha dos acabamentos e até mesmo mudanças no tamanho e estruturas dos ambientes.

Os processos que envolvem a mudança podem ser realizados com calma e sem os atropelos de última hora.

Isso significa providenciar a instalação de serviços como internet e definir a decoração dos ambientes com calma e tranquilidade.

Também evitam-se os tradicionais transtornos gerados pelas obras de reforma e ajustes de ambientes, bastante comum quando se adquire um apartamento pronto para morar.

Por fim, é possível comprar o apartamento que estará melhor posicionado em termos de visual ou ainda que possua a melhor incidência do sol, detalhes importantes que estão associados a qualidade de vida e a saúde daqueles que irão residir no ambiente.

 

Dicas para escolher o apartamento na planta ideal para você

Diante de tantas informações, vamos às dicas para que você escolha o apartamento na planta ideal para seu investimento ou como residência de sua família:

 

Pesquise o histórico da construtora

Como já vimos anteriormente, a escolha de um apartamento na planta exige que uma 

avaliação seja realizada com relação à construtora responsável pelo empreendimento.

É fundamental que seja feito uma pesquisa a respeito do histórico dessa empresa, considerando as seguintes informações:

  • tempo de existência,
  • reputação da empresa no mercado,
  • saúde financeira,
  • qualidade das obras entregues,
  • execução dos projetos anteriores.


Analise o custo-benefício

A análise do custo-benefício do imóvel envolve uma série de variáveis, tais como:

  • valor,
  • localização,
  • tamanho,
  • prazo de entrega,
  • qualidade dos acabamentos, etc.

Para isso, é importante considerar e fazer uma pesquisa de mercado, avaliando os preços dos imóveis da região que possuam características parecidas com a ofertada.

Além disso, é preciso fazer os cálculos a respeito das condições de pagamento, prazo de entrega e disponibilidade em que o imóvel estará pronto para ser utilizado ou alugado.

A partir de todos esses dados, é possível avaliar se o apartamento na planta que está sendo avaliado atende às suas expectativas e está dentro do orçamento.

 

Estude a fundo o projeto e o contrato

Outro ponto importante diz respeito a uma avaliação criteriosa do projeto do imóvel, ou seja, os detalhes a respeito dos cômodos, tamanhos e materiais que serão utilizados na obra, bem como no contrato a ser assinado.

Por estar apenas na planta, não há possibilidades em se conhecer o imóvel, portanto, é importante avaliar projeções, ilustrações e materiais disponíveis que mostram detalhes do que será construído.

Certifique-se de que os móveis vão caber dentro dos ambientes, seja se você já tiver móveis, ou se você irá fazer um projeto de móveis planejados. Na chamada “planta humanizada” é possível ter uma ideia de como o ambiente ficará com os móveis.

Uma outra dica de ouro é avaliar a posição solar do seu apartamento na planta. Apartamentos bem iluminados proporcionam ambientes mais iluminados e agradáveis, afetando, inclusive, na valorização do imóvel.

Já com relação ao contrato, é muito importante avaliar se as condições oferecidas estão previstas no documento, bem como:

  • garantias,
  • consequências em caso de desistência do comprador,
  • prazo máximo da obra,
  • multas e penalidades por descumprimento do contrato.

Leia também: Documentos para comprar imóveis: quais são necessários?

 

Avalie as condições de pagamento

Lembre-se que as condições de pagamento fazem toda a diferença em um projeto envolvendo a escolha de um imóvel na planta.

Portanto, avalie detalhadamente como funcionará, onde a entrada e os reforços devem estar associados às fases da construção.

 

Conte com a Adquira Imóveis

Por fim, para evitar dúvidas, informações conflitantes e saber exatamente o que se está comprando e, como e quanto será pago pelo apartamento, conte com a Adquira Imóveis.

Escolher uma imobiliária de confiança é a melhor maneira de evitar transtornos e problemas.

A Adquira Imóveis atua no mercado desde 1989, portanto, possui expertise com relação ao assunto e conhecimento de mercado.

Além de trabalhar com as melhores opções em termos de oferta de imóveis, a empresa conhece detalhadamente cada incorporadora e construtora que atua na região de Ponta Grossa, situação que possibilita excelentes negócios e a realização de muitos sonhos.

Trabalhando com respeito e desejando fazer parte desse importante momento da sua vida, a Adquira Imóveis coloca à disposição de seus clientes toda a sua estrutura, facilitando a busca pelo imóvel ideal. Contando também com uma equipe preparada para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para atender sob medida os seus desejos.

Se você está buscando por um apartamento na planta em Ponta Grossa, ou as melhores opções do mercado em termos imobiliários, acesse o Compra Fácil e encontre o que você procura!

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989