Blog Adquira Imoveis

Aluguel ou financiamento de imóvel: qual é a melhor opção?

Na hora de escolher um lugar para morar é comum as pessoas se perguntarem qual é a melhor opção entre o aluguel ou financiamento de imóvel. Dificilmente existe uma resposta definitiva para essa questão, porque tudo depende do momento que cada um está vivenciando. 

Alugar pode ser muito benéfico em algumas situações e comprar financiado também. Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um artigo para ajudar você a tomar a melhor decisão. 

Afinal, é melhor optar pelo aluguel ou financiamento de imóvel?

O caderno de imóveis do Estadão, de 5 de agosto de 2021, apresenta um levantamento realizado pela Datastore, empresa especializada em pesquisas para o setor imobiliário, mostrando que mais de 14,5 milhões de famílias brasileiras pretendem comprar imóveis de diferentes padrões e preços nos próximos 24 meses.

Isso mostra que o sonho da casa própria ainda está entre as principais prioridades de muitas famílias, que moram com parentes ou em imóveis alugados, e frisamos que muitos dos interessados na compra pretendem recorrer a um financiamento para conseguir o valor total do imóvel.

Por outro lado, tem gente que prefere alugar. O portal Consumidor Moderno traz uma pesquisa realizada pela Today, agência de transformação digital, mostrando que 80% da geração millennials prefere alugar um imóvel ao invés de comprá-lo. 

Os millennials têm entre 25 e 39 anos e representam um quarto da população brasileira. 

Essa geração investe em estudos e também costuma trocar de emprego com mais frequência, por isso o aluguel garante mais mobilidade, praticidade e facilidade na mudança.

Diante dos dados apresentados, podemos observar que escolher entre o aluguel ou financiamento de imóvel está diretamente ligado ao perfil do consumidor e que as duas opções, na hora certa, trazem suas vantagens.

Leia: Quanto custa morar sozinho

Quando devo comprar um imóvel?

Muitas pessoas pensam em comprar um imóvel com o intuito de fugir do aluguel ou de sair da casa dos pais, ou parentes.

A casa deve ser comprada quando de fato essa aquisição fizer uma diferença na vida do comprador e da família, caso haja outros integrantes. Ela precisa também promover melhorias na qualidade de vida de todos os envolvidos. 

Para isso, além de um planejamento financeiro, deve-se verificar:

  • o quanto essa compra é relevante,
  • a importância que ela tem para toda a família,
  • as mudanças que ela promoverá para todos.

Quando vale a pena financiar o imóvel? 

Para escolher entre aluguel ou financiamento de imóvel é importante dizer que financiar pode ser uma boa escolha para a pessoa que encontrou a casa do seu sonho, por um bom preço, em uma boa localização e ainda não conseguiu juntar toda a quantia necessária para comprá-la. 

Além disso, vale a pena comprar um imóvel financiado quando:

  • você e sua família conseguiram juntar uma quantia suficiente para dar de entrada,
  • a instituição bancária oferecer condições de juros vantajosas,
  • o Custo Efetivo Total (CET): encargos, tributos e despesas forem compensadores,
  • o tamanho da parcela não comprometer a sua qualidade de vida,
  • o contrato possibilita a amortização da dívida.

 

Em relação à amortização é importante frisar que sempre que você possuir qualquer quantia extra pode utilizá-la para reduzir o número de parcelas e consequentemente diminuir os anos de financiamento.

Só para você saber, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), nos primeiros três meses de 2021, houve um aumento de 112,8% no volume de financiamento de imóveis no Brasil.

O principal fator para esse crescimento é o baixo índice de juros de financiamento imobiliário e a tendência é a continuidade da redução. 

No entanto, a maioria das instituições bancárias exige uma entrada de no mínimo 20% do valor do imóvel para aprovação do financiamento.

As vantagens de financiar um imóvel

É comum a dúvida entre o aluguel ou financiamento de imóvel, tanto para casais quanto para quem pretende morar sozinho. 

Financiar pode ser a grande oportunidade para a conquista da casa própria, considerando as facilidades de crédito para pagamento.

Além disso, existem outras vantagens para o proprietário, que são:

  • pagar um imóvel que é seu,
  • O valor da parcela pode ser igual ou menor que o aluguel,
  • condições de pagamentos facilitadas,
  • usar o FGTS para abater o valor,
  • parcelas são decrescentes,
  • possibilidade de usar a renda de outro familiar para compor o limite mínimo exigido,
  • sistema de amortização constante,
  • a mudança para a casa nova pode ser imediata,
  • você será o proprietário e terá total liberdade para fazer reparos e personalizar conforme o seu gosto.

Além disso, você estará investindo em um patrimônio seu, que irá valorizar. 

Quando devo alugar um imóvel?

Por muito tempo pagar aluguel era sinal de que não se tinha condições financeiras para comprar a casa própria, hoje essa opção significa liberdade e praticidade, principalmente para os mais jovens.

Antes da pandemia de 2020, alugar um imóvel era uma opção de vida para quem desejava um jeito mais desprendido de morar e curtir o local.

Essa tendência cresceu. Somente em agosto de 2020 o Google registrou um aumento de 668% na busca pelo termo “casas para alugar”

Isso aconteceu por alguns motivos e um deles é que a possibilidade do trabalho remoto promoveu nas pessoas o desejo de morar em lugares mais tranquilos e mais próximos da natureza.

Outro motivo é a insegurança em relação ao contágio, isso levou muitas pessoas a buscarem imóveis situados próximos do seu trabalho ou local de estudo. 

Morar perto do trabalho ou da universidade possibilita o uso da bicicleta e da caminhada para se locomover, evita o estresse do trânsito e o risco de contágio no transporte coletivo, e também melhora o aproveitamento do tempo. 

Diminuir custos com transportes também reduz despesas no orçamento, principalmente de quem mora sozinho.

Apesar das cláusulas contratuais, alugar um imóvel possibilita que você possa se mudar quando precisar, de forma rápida e tranquila.

Leia: Alugar casa em condomínio vale a pena?

As vantagens em alugar um imóvel

Alugar um imóvel é mais rápido, menos burocrático, você  escolhe a melhor localização e o preço mais vantajoso.

Além disso, locar traz outras vantagens como:

  • liberdade para realizar mudanças quando houver necessidade,
  • a maior parte da responsabilidade com manutenção é por conta do proprietário,
  • você pode alugar um imóvel totalmente mobiliado, o que isenta gastos com móveis,
  • na maioria das vezes o aluguel é mais barato que o financiamento, 
  • escolha do valor que se encaixa no seu bolso,
  • tranquilidade em relação ao período de permanência,
  • mais facilidade e flexibilidade para negociação de valores.

Destacamos como uma das principais vantagens a flexibilização contratual, ou seja, cada locação pode ter a duração segundo a necessidade do tempo de permanência, seja para suas atividades profissionais ou estudantis na cidade.

Aluguel ou financiamento?

Como dissemos no início do nosso artigo, escolher entre o aluguel ou financiamento de imóvel depende do momento de cada um.

Muitas pessoas têm a necessidade de investir na casa própria, porque acreditam que isso significa assegurar o futuro da família e para elas o financiamento é a melhor opção.

Para aqueles que não têm na casa própria o seu sonho de consumo, o aluguel é a alternativa mais compensadora.

Especialmente para estudantes e profissionais, que desejam vivenciar experiências em novos lugares, aceitando novos desafios e aproveitando oportunidades de estudos. 

Agora que você compreendeu qual é a melhor opção entre alugar ou financiar o seu imóvel, entre em contato com a Adquira Imóveis e encontre a casa dos seus sonhos para morar.

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989