Alugar apartamento é uma das fortes tendências da atualidade no mercado imobiliário mundial e brasileiro, afinal, locar oferece flexibilidade e facilidade de mudanças, incentivando o desapego.
Um novo estilo de viver, aliado a um forte desejo de experienciar novos lugares e poder se mudar quando desejarem, leva os jovens a preferirem o aluguel no lugar da casa própria.
É uma nova tendência de consumo que está surgindo: de usufruir e não possuir, experienciar e não acumular bens.
Nessa onda, os aluguéis estão em alta e praticamente tudo que não é perecível pode ser locado, desde máquinas para empresas, bicicletas, carros e até roupas de grifes de uso pessoal e temporário.
Você está procurando um apartamento para alugar? Nesse caso, precisamos considerar que ele será o nosso lar, por isso deve atender toda a necessidade do morador, oferecer o máximo de conforto e o processo de locação precisa ser seguro e transparente.
Para ajudar, preparamos um passo a passo que serve como guia para você locar o seu novo apartamento com segurança e tranquilidade. Vamos conferir?
Quais são os passos para alugar um apartamento?
O processo de locação em si é simples, fácil e rápido, porém, independentemente de você estar procurando alugar um apartamento para morar sozinho ou com a sua família, existem alguns pontos que devem ser analisados antes de fechar o contrato.
Siga o passo a passo que preparamos para ajudar você a efetuar uma locação segura.
Confira:
Defina seu orçamento
Seja na hora de alugar apartamento ou uma residência para ser o seu cantinho para morar, o primeiro passo é definir o seu orçamento, afinal, você assumirá um compromisso mensal em relação ao pagamento do valor combinado da locação.
Quando se trata de locação de apartamento, não esqueça que na maioria dos contratos de aluguel, o condomínio e IPTU, mais o gás consumido, são por conta do inquilino.
Uma dica importante para o seu orçamento: especialistas financeiros orientam que o valor pago do aluguel, incluindo condomínio, impostos e demais taxas, não deve ultrapassar 30% da renda total da família, ou da sua.
Considere a localização
A localização é ponto decisivo na hora de fechar uma locação.
Por exemplo, se você não tem carro, o ideal é preferir regiões que ofereçam uma boa estrutura no serviço público de transporte.
Caso você queira mais praticidade no seu dia a dia fugindo da rotina do trânsito, talvez o ideal seja preferir imóveis que fiquem mais próximos de escola das crianças, da universidade que você estuda, da empresa onde se trabalha, padarias ou comércios de modo geral.
Em relação à localização, considere também toda a infraestrutura da região onde você pretende morar, ponderando a mobilidade, barulho, saneamento e segurança de todo o entorno.
Lembre-se que engarrafamentos e longas distâncias podem pesar nos seus custos com combustível e manutenção de carro, sem contar o tempo dirigindo.
Considere também que estresse no trânsito, falta de segurança e infraestrutura nas ruas, bem como a poluição sonora, entre outros fatores, impactam negativamente a sua qualidade de vida.
Uma boa dica para conhecer melhor o local é fazer um tour por toda a região antes de alugar o imóvel de seu interesse.
Veja as características do imóvel
Quando se deseja alugar apartamento, a sua nova casa precisa:
- combinar com o seu jeito de ser,
- atender a sua necessidade e da sua família se for o caso,
- oferecer o máximo de conforto e qualidade para morar.
Nessa hora, é importante considerar a metragem do apartamento, a quantidade e disposição de cômodos, a estrutura elétrica e outros pontos que são importantes no seu dia a dia.
Lembre-se de avaliar toda a estrutura externa e coletiva do edifício. A área de lazer, por exemplo, bem como piscina e playground devem garantir o máximo de segurança e proteção, em especial para as crianças.
Muitos inquilinos preferem apartamentos mobiliados, outros já precisam de cômodos mais amplos para poderem levar seus pertences mobiliários, isso também deve ser considerado.
Uma dica: antes de alugar apartamento, busque conhecer as regras do condomínio, para confirmar se elas estão em conformidade com o seu estilo de vida e com o que você pretende para o lugar onde vai morar.
Faça uma vistoria do imóvel
Caso você tenha encontrado o apartamento ideal para alugar, antes de fechar o contrato de locação peça para ir novamente até o imóvel para fazer uma vistoria.
Muitas vezes os imóveis possuem os chamados vícios ocultos, que nada mais são que alguns danos camuflados que geralmente não são percebidos na primeira visitação, como:
- problemas na fiação elétrica,
- goteiras ou torneiras que não funcionam,
- infiltrações,
- vidros quebrados nas janelas,
- portas desencaixadas,
- móveis quebrados quando são mobiliados e outros do gênero.
Quando você entra no apartamento com a intenção de vistoriar, o seu olhar é mais atento do que na hora da visita. É aqui que você pode contar com ajuda de profissionais da imobiliária.
Separe os documentos
Depois de definir o seu orçamento e ter certeza sobre o apartamento pretendido, é hora de começar a preparar a documentação para iniciar a elaboração do contrato de locação.
Nesse momento, geralmente, a imobiliária que está intermediando a locação irá pedir para você providenciar:
- cópia da sua Carteira de Identidade e CPF, caso a numeração não conste no RG,
- comprovante de residência atual,
- comprovante de renda atualizado do inquilino e cônjuge quando houver.
Dependendo do método de garantia locatícia que você vai usar, outros documentos poderão ser solicitados pela imobiliária na hora de alugar apartamento
Escolha o método de garantia locatícia
A Lei n.º 8.245/1991, conhecida como Lei do Inquilinato, em seu artigo 37 da Lei do Inquilinato, prevê que o locador (proprietário do imóvel) pode exigir do locatário uma garantia locatícia.
Essa garantia é uma forma de assegurar ao proprietário do imóvel que o valor pago acordado mensalmente da locação será efetuado no devido vencimento pelo inquilino.
Para facilitar o processo para o inquilino e para o proprietário, a Lei do Inquilinato prevê 4 formas de garantia, inclusive sem a necessidade do conhecido fiador.
As alternativas para garantia que podem ser usadas são:
- caução,
- seguro fiança,
- fiador,
- cessão fiduciária.
Quer saber como funciona o aluguel sem fiador? Acesse aqui e confira.
Exija um contrato
Somente o contrato certifica tudo que foi acordado entre o você e o proprietário do imóvel, por isso exija esse documento e analise cada cláusula antes de assiná-lo.
Em suas cláusulas devem estar contidas desde:
- a data de início e término do contrato,
- características e condições do imóvel,
- valor mensal da locação e demais taxas inclusas,
- as condições para a renovação do aluguel,
- definição de multas e outras penalidades em caso de descumprimento do acordo.
Conte com uma imobiliária de confiança
Para alugar apartamento com segurança e transparência para todas as partes envolvidas, é preciso contar com uma imobiliária de confiança.
Você terá um corretor a sua disposição para ajudar a encontrar o melhor imóvel e orientar sobre a localização adequada para você e sua família.
A imobiliária também ajuda na orientação e realização da vistoria prévia e conta com uma equipe de profissionais especializados para a elaboração de um contrato com toda assessoria jurídica que precisar.
Sem contar, é claro, que quando você aluga apartamento por meio de uma imobiliária você tem todo o suporte necessário em caso de imprevistos.
Conheça a Adquira Imóveis!
Na hora de alugar apartamento, conte com a Adquira Imóveis.
Somos especialistas em aluguel em Ponta Grossa e toda região e ajudaremos você a encontrar o imóvel ideal, que garanta o máximo de conforto e atenda a necessidade da família sem comprometer o seu orçamento.
Aqui, você encontra um diversificado catálogo de apartamentos mobiliados ou não, além de escolher qual o melhor método de garantia locatícia e contar com uma completa assessoria jurídica para ajudar a elaborar todo o seu contrato de locação.
Acesse nosso site, encontre o apartamento perfeito para você morar e alugue a seu imóvel com segurança e transparência.