Blog Adquira Imoveis

As melhores faculdades em Ponta Grossa

Em busca das melhores faculdades em Ponta Grossa? Então você abriu o artigo certo.

Ponta Grossa possui uma posição geográfica privilegiada entre as principais cidades do Paraná. Ela é considerada o principal entroncamento rodoferroviário do Sul do país, além de ser o centro dos Campos Gerais, uma das regiões mais populosas do estado. Estes são alguns dos motivos da querida Princesa dos Campos reunir inúmeras instituições de ensino em seu território. Todos os anos, centenas de jovens de outras regiões do estado e do país chegam em Ponta Grossa para iniciar a vida acadêmica. Se você quer ser um deles, conheça as melhores faculdades em Ponta Grossa nos próximos parágrafos.

Vai estudar em PG e quer um imóvel para alugar? Então conte com a equipe da Adquira Imóveis

Conheça as melhores faculdades em Ponta Grossa

Poucas cidades paranaenses possuem o volume de faculdades como Ponta Grossa. A cidade possui universidades públicas e privadas com diversas graduações, estruturas e localização.

Conheça as melhores faculdades em Ponta Grossa:

UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa foi fundada em novembro de 1969 e, desde então, não parou de crescer. A instituição oferece cerca de 40 cursos de graduação entre presenciais e Ensino a Distância (EaD), que ficam divididos no campus Central e campus Uvaranas. Incluindo um dos cursos que mais atrai estudantes e se tornou o mais concorrido no vestibular, o de medicina. Além disso, a universidade também conta com cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, bolsas e projetos de extensão.

A qualidade de ensino garantido pela UEPG, a faz estar na lista das melhores faculdades de Ponta Grossa e do mundo. A universidade já foi destaque em diversos rankings nacionais e internacionais. Em 2019, a UEPG ocupou o primeiro lugar no Brasil em ‘Educação de qualidade’ no ranking da revista Times Higher Education (THE). Neste ano, a mesma revista colocou a instituição em 38º lugar no ranking das Universidades Emergentes. Cerca de 500 instituições de 47 países participaram da pesquisa.

Campus Central da UEPG, considerada uma das melhores faculdades em Ponta Grossa.  Img: Divulgação UEPG
Campus Central da UEPG, considerada uma das melhores faculdades em Ponta Grossa.  Img: Divulgação UEPG

UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem 11 campi espalhados pelo estado e um deles fica em Ponta Grossa. As atividades na cidade iniciaram em 1993 através dos cursos Técnicos em Alimentos e Eletrônica e, com o passar dos anos, a instituição foi se desenvolvendo.

Atualmente os estudantes que decidem ingressar na UTPFR podem escolher entre dez cursos de graduação nas modalidades de Tecnologia, Licenciatura e Bacharelado. Em Ponta Grossa ainda há oportunidades para especialização, projetos de pesquisa, extensão e educação à distância.

A UTPFR é considerada uma das melhores faculdades em Ponta Grossa para estudar. É pública e tem ensino de qualidade. O campus da UTFPR-PG fica localizado nos limites do bairro Jardim Carvalho.

Imóveis ideais para universitários

Cescage

O Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) é um dos núcleos de ensino privado mais tradicionais de Ponta Grossa. Os cursos disponíveis se dividem entre as áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Ao todo são 16 cursos de graduação para o estudante escolher e mais de 20 opções de especialização.  Educação à distância e projetos de extensão também estão entre os serviços da instituição.

 

Fundado em 1999, o Cescage tem mais de 3 mil acadêmicos que se dividem em seus 3 campi em Ponta Grossa: Unidade Ecológica Olarias, no bairro de Olarias; Unidade Mitaí, região central e Unidade Fazenda Escola, no distrito industrial.

Estudante universitário, vai morar em Ponta Grossa? Então você precisa ler este artigo!

Faculdade Sant’Ana

Entre as melhores faculdades de Ponta Grossa também está a Faculdade Sant’Ana. Com sede na Rua Pinheiro Machado, centro da cidade, a faculdade forma junto com o Instituto Superior de Educação Sant’Ana, a Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA). O grupo é vinculado ao tradicional Colégio Sant’Ana.

Na Faculdade Sant’Ana há 10 opções de cursos de graduação e outras 4 áreas de especialização: Empresarial, Saúde, Educacional e Logística. Sua estrutura é formada por biblioteca, auditório, laboratórios, quadra esportiva, piscina aquecida, clínica escola de psicologia, etc.

Cursos da Faculdade Sant’Ana: Licenciatura em Ed. Física, Pedagogia, Filosofia, Letras Português/Libras, Secretariado Executivo, Psicologia; Bacharelado em Ed. Física, Fonoaudiologia, Logística e Administração.

Unicesumar

O polo da Unicesumar em Ponta Grossa conta com educação presencial e a distância.  O centro universitário de ensino iniciou sua atuação na cidade desde 2009, no entanto, em 2017, inaugurou sua sede própria na Rua Desembargador Westphalen, no bairro de Oficinas. Além da estrutura de sala de aulas, o prédio tem anfiteatro, laboratórios, restaurante-escola, quadras esportivas e biblioteca.

Os cursos presenciais da unidade de Ponta Grossa estão divididos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No ensino a distância, a variedade de graduação é ainda maior, assim como a oferta de especializações, o que faz ser considerada uma das melhores faculdades de Ponta Grossa.

A Unicesumar tem sede oficial em Maringá e cerca de 220 polos de EaD espalhados pelo país. Atualmente, a instituição conta com 34 cursos de graduação autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

Campus da Unicesumar no bairro de Oficinas em Ponta Grossa.
Campus da Unicesumar no bairro de Oficinas em Ponta Grossa. Img: Divulgação/Unicesumar

FASF

A Faculdade Sagrada Família (FASF) é mais uma instituição privada de Ponta Grossa conhecida pela tradição. Isto porque faz parte do Grupo Sagrada Família, com mais de 85 anos de história na cidade.

Os interessados em ingressar na FASF podem optar por 3 cursos de graduação (Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis) além de mais de 10 cursos de pós-graduação. O ingresso na FASF acontece por meio de vestibular agendado com inscrição grátis. A faculdade fica localizada na Avenida Visconde de Taunay, na região central de Ponta Grossa.

Unisecal

O Centro Universitário Santa Amélia (Unisecal) oferece cursos de graduação e pós-graduação desde 2018, quando recebeu a autorização do MEC. No entanto, sua trajetória começou em 1988 com o surgimento da Faculdade Cristo Rei em Ponta Grossa. Ao longo dos anos, a Faculdade Cristo Rei se desenvolveu e passou a ter sede em Curitiba. Os fundadores instituíram então a Sociedade Educativa e Cultural Amélia (SECAL) que hoje é o Unisecal, uma das melhores faculdades em Ponta Grossa.

Além de 24 de cursos de graduação e outros 10 de especialização, a instituição tem o EaD Unisecal, programas de pesquisa, estágio e o projeto Secal Social, com a participação de acadêmicos nas ações sociais. Uma das políticas do centro de ensino é a preocupação com o serviço educacional que presta à sociedade.

Unopar

A Unopar ganhou unidade oficial em Ponta Grossa em 2014. Mas seu nascimento ocorreu 13 anos antes como Faculdade Educacional de Ponta Grossa. Com o nome Unopar, o centro de ensino cresceu e se destacou no cenário universitário da cidade. Hoje os cursos de graduação abrangem várias áreas do conhecimento visando atrair novos estudantes. Além disso, o prédio da universidade fica no centro de Ponta Grossa, com a estrutura de laboratórios, escritório modelo e fazenda escola para as atividades práticas.

Os cursos oferecidos pela Unopar em Ponta Grossa são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Agronomia, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica.

Universidade Positivo

O polo da Universidade Positivo em Ponta Grossa também é ideal para quem procura Ensino à Distância. As oportunidades de cursos são para Administração, Empreendedorismo, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Pedagogia, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais. Para Pós-Graduação a distância são 14 cursos.

Todo o ensino EaD da Positivo é baseado em conteúdos atualizados e os acadêmicos têm  livre acesso para tirar dúvidas com professores.

A Universidade Positivo está entre as melhores faculdades em Ponta Grossa por ser referência nacional em formação superior. O polo da Positivo fica na Avenida Vicente Machado, no centro.

UniAndrade

Mais uma opção de faculdade em Ponta Grossa é a UniAndrade. O polo do Centro Universitário Campos de Andrade, localizado no centro da cidade, integra um grupo de mais de 20 unidades espalhadas pelo Paraná. Para a unidade local estão disponíveis 21 cursos de graduação, como Serviço Social, Marketing, Logística, Gestão Pública, Ciências Contábeis e Geografia. São mais 30 opções de pós-graduação.

Na educação a distância da UniAndrade o aluno tem acesso à biblioteca virtual, atividades complementares, fóruns para trocas de aprendizagem e canal exclusivo para comunicação com professores.

Uninter

Em Ponta Grossa, o Centro Universitário Internacional (Uninter) tem polos de apoio em dois bairros: Uvaranas e Nova Rússia. Nas unidades são ofertados diversos cursos de graduação e pós-graduação EAD nas áreas de Educação; Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança; Gestão, Comunicação e Negócios; Politécnica; Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades.

O ensino a distância da Uninter já ocupou o primeiro lugar entre os Institutos de Ensino Superior do país.  O dado foi divulgado pela Revista da Associação Brasileira dos Estudantes de EAD com base nos resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Por este motivo, a Uninter é uma das melhores faculdades de Ponta Grossa. 

Uningá

A Uningá é uma instituição privada paranaense e bem conceituada na área educacional.

Sua sede principal fica em Maringá e, com quase 20 anos de história, já conquistou lugar como um dos melhores Centros Universitários do Sul do país.

Em Ponta Grossa, o polo da faculdade fica na Rua Riachuelo, no centro da cidade, e oferece mais de 30 opções de cursos na modalidade de ensino a distância. Um dos diferenciais da Uningá é que os alunos podem iniciar os estudos o ano todo, pois os cursos são modulares, o que permite quatro períodos de entradas anuais, sendo eles nos meses de fevereiro, maio, agosto e outubro.

UNIP

O polo da Universidade Paulista (UNIP), na cidade também fica na Avenida Vicente Machado, próximo a outras instituições de ensino. O aluno que decide por ingressar na UNIP pode escolher entre cursos de bacharelado ou licenciatura na modalidade online e semipresencial. Além disso, há opções de pós-graduação a distância nas áreas de Administração e Negócios, Ciências da Saúde, Ciências Jurídicas, Ciências Multiprofissionais, Comunicação, Educação e Tecnologia da Informação.

A UNIP ainda conta com cursos de ensino superior de curta duração. São mais de 25 oportunidades disponíveis em diversas áreas.

Desde 2004, a universidade está credenciada junto ao Ministério da Educação para ofertar cursos superiores na modalidade de Educação a distância.

Estácio de Sá

Outra importante instituição de ensino, pertencente a lista das melhores faculdades de Ponta Grossa e que estabeleceu, nos últimos anos, polo na cidade é a Estácio de Sá.  Localizado na Rua do Rosário, região central, o campus EAD tem em sua grade mais de 30 cursos de graduação, como: Comércio Exterior, Engenharia Civil, Design, Educação Física, Direito, Engenharia de Software e Ciências Econômicas.

A Estácio é um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil. Por meio do Ensino a Distância, a universidade tem mais de 600 polos espalhados pelo país.

UNINASSAU

A Faculdade Maurício de Nassau em Ponta Grossa fica no bairro de Oficinas, na Rua Lagoa Azul.  Na cidade, o polo da instituição conta com cerca de 30 graduações nas áreas de Exatas, Humanas, Saúde e Negócios. Todos são na modalidade a distância.

Além da tradicional prova de vestibular, a UNINASSAU permite que o aluno ingresse na faculdade com a nota do ENEM ou através do diploma de outro curso superior.

Como ingressar nas melhores faculdades de Ponta Grossa

Ponta Grossa também conta com ótimos cursos preparatórios para ajudar os estudantes a passar na universidade.

Ver o nome da lista de aprovados de uma das melhores faculdades de Ponta Grossa, com certeza, é uma grande realização, porém, nem sempre acontece rapidamente. Isso depende da graduação pretendida, número de vagas ofertadas, preparação e etc.

Para ajudar o ingresso dos futuros acadêmicos, existem os cursos pré-vestibulares.

Em Ponta Grossa são muitas alternativas de colégios que possuem cursos pré-vestibulares. Listamos os principais para você conhecer, acompanhe:

SEPAM

O SEPAM Vestibulares pertence ao grupo educacional SEPAM, com colégios em Ponta Grossa e Castro, com mais de 80 anos de tradição. O curso preparatório tem suas instalações na Rua Bonifácio Vilela e oferece aulas específicas para diversas universidades.

Alfa

O Alfa Pré-Vestibular também está entre as instituições mais conhecidas da cidade. A rede de ensino tem dois endereços em Ponta Grossa, no centro, ficam os alunos do ensino médio e pré-vestibular e no bairro de Oficinas a educação infantil e ensino fundamental.

Curso Positivo

A sede curso Positivo Ponta Grossa está na Rua Santos Dumont, entre o centro, o bairro de Olarias e também do Parque Ambiental. A unidade pré-vestibular fica no mesmo prédio do colégio Positivo e oferece curso extensivo, semiextensivo e específicos para medicina, humanas e engenharia.

Dynâmico

O Dynâmico pré-vestibulares foi fundado junto ao colégio Dynâmico, em Ponta Grossa, no ano de 2000.  Desde então, a unidade vem ampliando o trabalho na área da educação. Além das turmas tradicionais de cursinhos, ele oferece aulas preparatórias para instituições específicas como: UEPG, UFPR, UEM, UEL, UNICENTRO, UNIOESTE, UTFPR e IFPR.

O Sistema Educacional Dynâmico também é mantenedor de uma universidade com polo na Mateus Leme: a Universidade Paulista (UNIP), citada anteriormente.

Lobo

O grupo tem a sua sede principal em Guarapuava e em 2020, completou dois anos de trabalho em Ponta Grossa. Mesmo com pouco tempo na cidade, o colégio e os cursos pré-vestibulares já são reconhecidos pelas aprovações. A unidade do Lobo fica na Avenida Vicente Machado, em frente a Praça Barão de Guaraúna.

 Dica 1: Como viver bem em Ponta Grossa

Para que a sua experiência em estudar em uma das melhores faculdades em Ponta Grossa seja agradável e sem surpresas, é fundamental que você saiba tudo sobre a cidade.

Como já falamos, se mudar para um local onde não está habituado nem sempre é fácil. De início surgirão dúvidas sobre transporte público, bairros, comércio, área de lazer e outros. Por isso, você vai precisar chegar preparado à cidade.

Além de uma pesquisa completa, a nossa orientação é baixa o conteúdo gratuito: Guia do universitário novato em Ponta Grossa 

Dica 2: Como encontrar um bom imóvel em Ponta Grossa

Após conhecer um pouco mais das melhores faculdades em Ponta Grossa e como viver bem na cidade, a nossa dica final é sobre moradia.

Se você quer se mudar para Ponta Grossa com o objetivo de ingressar em uma faculdade, vai precisar de um ótimo imóvel para morar. A Adquira Imóveis é uma imobiliária conceituada e possui excelentes apartamentos, kitnets e casas para alugar, ideais para estudantes.

5 cuidados para quem vai alugar o primeiro imóvel

Um das facilidades da Adquira é o serviço de Drive Thru da locação. Você escolhe o imóvel que deseja visitar e um corretor te leva para conhecê-lo. Assim, você poupa tempo e custos com a escolha do seu imóvel.

Se você estiver com dificuldade de encontrar o imóvel perfeito, a Adquira te ajuda com o Aluga Fácil, serviço onde os corretores da Adquira fazer uma busca personalizada para você.

Quero encontrar o imóvel perfeito para alugar

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989